Categorias: Paraíba

Governo da PB promove 2ª etapa da Campanha Estadual de Busca de Sintomáticos

A 2ª etapa da Campanha de Busca de Sintomáticos Respiratórios está sendo realizada nas Unidades Prisionais de Campina Grande e Cajazeiras pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio das Gerências Executivas de Vigilância em Saúde e de Atenção à Saúde, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus de Campina Grande. Durante a campanha são realizadas atividades alusivas à tuberculose, como oficinas com os profissionais de saúde, avaliação dos privados de liberdade e coleta de escarro naqueles casos que apresentarem sintomas e teste rápido para HIV. A 2ª etapa começou em maio e acontece até o final deste mês de junho.

 

Em Campina Grande, a campanha ocorre na Penitenciária Regional Raimundo Asfora (Serrotão) e nas Penitenciárias Padrão (Máxima) e Feminina. Em Cajazeiras, a ação está acontecendo na Penitenciária Padrão do município. No total, serão avaliadas 1.690 pessoas privadas de liberdade.

 

“Todas as pessoas serão avaliadas. No entanto, a coleta do escarro só será realizada naquelas que apresentarem os sintomas de tosse há mais de duas semanas, febre e perda de peso. Nos casos onde haja a confirmação do diagnóstico para tuberculose, é iniciado o tratamento e o acompanhamento por meio das equipes de saúde que trabalham nas unidades prisionais”, explicou a chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas da SES, Lívia Borralho.

 

Na população em geral, o sintomático respiratório (principal estratégia para o controle da tuberculose) é aquela pessoa que tosse há mais de três semanas. Na população privada de liberdade, esse período reduz para 15 dias.

 

A 1ª etapa da campanha foi realizada nos meses de setembro e outubro de 2015 em 18 Unidades Prisionais, onde foram examinados 6.599 privados de liberdade. Desses, 345 fizeram coleta e foram identificados 34 casos de tuberculose. Alguns já concluíram o tratamento e outros estão em acompanhamento pelas equipes de Saúde Prisional.

 

A realização da campanha nos serviços prisionais contempla parte das ações de vigilância programadas pelo Núcleo de Doenças Endêmicas para o ano de 2016, que visam melhorar a captação precoce dos casos de tuberculose.

 

A doença – A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta, prioritariamente, os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. É uma doença que tem cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos grandes problemas no que diz respeito ao tratamento é a sua interrupção. “A frequência de abandono do tratamento leva a resistência aos medicamentos e, dessa forma, dificulta a cura”, disse Lívia.

 



Redação

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026