Por pbagora.com.br

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, realizou o pagamento do aporte ao Programa Garantia Safra. O valor do aporte como contrapartida foi de R$ 5,4 milhões e assegura que 53 mil 696 famílias irão receber o benefício.

Segundo o secretário Luiz Couto, com o aporte pago pelo Governo do Estado, para que as famílias de agricultores aderidos recebam o benefício é necessário que os gestores que tenham comprovadamente decretado perdas efetuem o pagamento da contrapartida dos seus municípios.

“Ressalto aqui o esforço do governo da Paraíba que, mesmo em tempos difíceis para a economia do Estado, pode realizar essa importante ação que, sem dúvidas, vai reforçar o enfrentamento dessas famílias agricultoras  perante esse tempo de pandemia. É uma iniciativa louvável”, disse o secretário.

O Garantia Safra está em execução em todas as regiões do Estado e a Coordenação Geral do Programa informa que o pagamento terá início após o relatório de acesso aos dados entre União, estado e municípios.

“Logo que houver a obtenção de todos os dados e cruzamentos de informações pelo TCU (Tribunal de Contas da União), o pagamento vai começar a ser realizado. Queremos começar no início de setembro”, ressalta o coordenador do Programa no Estado, Alessandro Silva.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Inmet emite dois alertas de baixa umidade para 129 municípios da PB

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelos e um laranja de baixa umidade para 129 municípios da Paraíba. Com isso, 74 cidades estão sobre o alerta amarelo…

PB Agora/Datavox: gestão João Azevêdo tem aprovação de 71,4% em São Bentinho

A gestão do governador João Azevêdo (Cidadania) tem uma aprovação de mais de 70% da população na cidade de São Bentinho. É o que revelou mais uma pesquisa contratada pelo…