Categorias: Paraíba

Governo da PB esclarece que aumento do ICMS é de decisão do Confaz que se aplica a todos os estados

PUBLICIDADE

O Governo da Paraíba negou, nesta sexta-feira (31), que tenha promovido qualquer aumento na alíquota do ICMS dos combustíveis. Em nota oficial, a gestão estadual esclareceu que o reajuste previsto para entrar em vigor neste sábado (1) é resultado de uma decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), aplicada a todos os estados brasileiros.

De acordo com o comunicado, as informações que circulam sobre um suposto aumento estadual no imposto sobre combustíveis são “rigorosamente falsas”. O Governo enfatizou que não encaminhou nenhum projeto com esse teor à Assembleia Legislativa da Paraíba e que não houve publicação de medidas nesse sentido no Diário Oficial do Estado.

O reajuste dos combustíveis foi definido pelo Confaz em novembro do ano passado e publicado no Diário Oficial da União em 31 de outubro. Segundo o Governo da Paraíba, a medida é de cumprimento obrigatório para todas as unidades da federação. A nota também destacou que, antes dessa mudança, a definição do ICMS sobre combustíveis era feita individualmente por cada estado. No entanto, a partir de março de 2022, a legislação federal sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) alterou a metodologia de cobrança para um modelo unificado, transformando a alíquota percentual em um valor fixo por litro.

A gestão estadual reforçou que a Paraíba apenas segue a regulamentação nacional e que não tem ingerência sobre a decisão do Confaz. O Governo concluiu a nota reafirmando seu compromisso com a transparência e o esclarecimento dos fatos para a população.

Confira o comunicado:

É rigorosamente falsa a informação que setores da oposição estão espalhando que o Governo da Paraíba tenha aumentado o ICMS dos combustíveis. Nenhum projeto neste sentido foi enviado à Assembleia Legislativa da Paraíba ou publicado em Diário Oficial do Estado, como chegaram a afirmar.

A verdade é que esse reajuste de 10 centavos foi determinado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), e a Paraíba, assim como todos demais Estados, é obrigada a seguir essa decisão.

O Confaz é um órgão colegiado nacional, responsável por definir políticas fiscais e harmonizar a cobrança do ICMS em todo o país.

Antes, os valores do ICMS eram definidos por cada estado. Contudo, em março de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a mudança da metodologia do imposto para a cobrança unificada em todo o País, alterando também as alíquotas que eram estipuladas em percentuais para reais.

O reajuste que entra em vigor neste sábado foi publicado no Diário Oficial da União pelo Confaz em 31 de outubro do ano passado.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PB tem alteração na “Lei Felca” e amplia proteção contra adultização de menores

O governador da Paraíba, João Azevêdo, sancionou nesta sexta-feira (05) uma alteração na Lei Estadual…

5 de dezembro de 2025

Clube de tiro em JP é alvo de operação por venda ilegal de munições e treino de integrante de facção

A Polícia Civil da Paraíba realizou, nesta sexta-feira (05), uma operação contra um clube de…

5 de dezembro de 2025

Leitão adia decisão para 2026; Lucas diz acreditar em união na base: “O que nos une é maior”

O cenário político para 2026 segue indefinido no campo governista. Nesta sexta-feira (5), o vice-presidente…

5 de dezembro de 2025

Cida Ramos descarta vaga de vice, reafirma apoio a Veneziano e João para o Senado, mas diz que PT ainda não definiu 2026

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, deixou claro nesta sexta-feira (5)…

5 de dezembro de 2025

Presidente do PT da PB nega indicação de Cartaxo como vice em chapa majoritária: “Não existe tratativa de nome algum”

A deputada estadual Cida Ramos (PT), presidente estadual da sigla na Paraíba, está em Brasília,…

5 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro reforça diálogo com Cida Ramos e diz que presença do PT na chapa é “construção coletiva”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou nesta sexta-feira (5) sobre a conversa recente que…

5 de dezembro de 2025