Categorias: Paraíba

Governo da Paraíba alerta para atualização cadastral e vacinação de animais

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap-PB) e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), reforça o alerta sobre a importância da atualização cadastral dos rebanhos. O cadastramento é obrigatório para criadores de bovinos, bubalinos, equídeos, suínos, caprinos, ovinos e aves e será encerrado no dia 19 de dezembro.

Nesta semana, foi realizada palestra na cidade de Santa Teresinha, no Sertão, promovida pela Defesa Sanitária da Sedap e Empaer, com a participação de 153 criadores do município, visando sensibilizar para a necessidade de continuar com a atualização cadastral e declaração de rebanhos dos animais e, assim, permitir que a Paraíba mantenha o título de “Área Livre da Aftosa Sem Vacinação”.

Organizado pela gerência operacional de Santa Terezinha, tendo à frente o extensionista Marconi Palmeira e acompanhamento do gerente regional da Empaer em Patos, Francisco Acácio, com o apoio técnico de Adeilson Leite e dos estagiários da Defesa Agropecuária, o evento contou de palestra sobre os cuidados e orientações para o controle da Febre Aftosa, Brucelose e a Raiva ministrada pela médica veterinária Nuhara Agra, fiscal da Defesa Agropecuária,

Segundo Nuhara, o foco do evento foi o chamamento dos produtores para realizar a atualização cadastral obrigatória, ressaltando sua importância para manutenção do “status do estado de livre sem vacinação da febre aftosa”.

O evento também serviu para informar sobre as doenças da brucelose, tuberculose e raiva que são Zoonoses e causam preocupação. A médica veterinária ainda ressaltou que as doenças causam perdas, prejudicam a reprodução dos animais e posteriormente afeta a produção de leite.

“Existe uma maneira muito simples de evitá-la, que se dá através da vacinação das bezerras da faixa etária de 3 a 8 meses de idade. Esta vacina é obrigatória ao produtor, caso contrário, este terá o seu cadastro bloqueado na Defesa Agropecuária quando não a realiza”, disse.

Rebanho – Segundo dados estatísticos da Defesa Sanitária da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, o rebanho estimado da Paraíba é de 1.412.480 animais bovinos, 812.227 ovinos, 796.000 caprinos, 276.377 suínos, 73.274 equinos e 13,2 milhões de aves.

Secom/PB

Últimas notícias

PB Agora/Anova: Cícero Lucena aparece em primeiro na pesquisa, seguido por Lucas Ribeiro; VEJA NÚMEROS

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

28 de janeiro de 2026

Filho de policial reformado é morto a tiros na capital paraibana

Um assassinato foi registrado na noite de ontem (27), quando um filho de um policial…

28 de janeiro de 2026

Matrículas para novas atividades da Vila Olímpica Parahyba começam nesta quarta-feira

Começam nesta quarta-feira (28) as matrículas do primeiro semestre de 2026 da Vila Olímpica Parahyba…

28 de janeiro de 2026

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá O presidente…

28 de janeiro de 2026

PM recupera mais de 130 celulares roubados e prende 2 suspeitos

A Polícia Militar recuperou 133 aparelhos celulares que haviam sido roubados de uma loja de…

28 de janeiro de 2026

Cida sobre críticas a federação do PT: “A gente respeita a posição de Couto, mas não é única”

Em entrevista na noite de ontem (27), ao programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de…

28 de janeiro de 2026