Governo da Paraíba adere ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), aderiu, nessa terça-feira (26) ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, em um evento que contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, durante o Encontro de Gestoras Estaduais de Políticas para as Mulheres, realizado em Brasília. O evento reuniu representantes de 21 estados e do Distrito Federal para debater estratégias de fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das mulheres e ao enfrentamento à violência de gênero.

Com a assinatura do acordo, a Paraíba passa a integrar os esforços nacionais na construção dos Planos Estaduais de Prevenção aos Feminicídios. Instituído pelo Decreto nº 11.640/2023, o Pacto prevê 73 ações governamentais intersetoriais, alinhadas à perspectiva de gênero e suas interseccionalidades, com o objetivo de prevenir todas as formas de discriminação, misoginia e violência contra mulheres e meninas.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, destacou a importância desse pacto e a necessidade de ações coordenadas para a redução dos feminicídios. “A adesão ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios é um passo fundamental para enfrentarmos, de forma integrada e estratégica, as violências que atingem mulheres em todo o país. Não podemos tolerar a banalização do feminicídio. Essa é uma prioridade do Governo da Paraíba, e nossa atuação estará centrada na elaboração de um plano eficiente, com metas claras e recursos garantidos, para salvar vidas e fortalecer os direitos das mulheres”, afirmou.

Além da adesão ao Pacto, o Encontro de Gestoras abordou temas como orçamento e financiamento das políticas para mulheres, os preparativos para a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para setembro de 2025, e a implementação da Política Nacional de Cuidados. O evento contou com a participação de lideranças estaduais de diversas regiões do país.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, destacou a importância de garantir orçamento adequado para o enfrentamento às violências, tanto no Ministério das Mulheres quanto nas Secretarias Estaduais. “Precisamos de um sistema eficiente de enfrentamento às violências e da centralização dos recursos destinados às políticas para as mulheres sob a coordenação das gestões especializadas. Isso fortalecerá a execução estratégica das ações”, enfatizou.

A adesão da Paraíba ao Pacto reafirma o compromisso do Estado com o enfrentamento das violências de gênero e a redução dos feminicídios, fortalecendo a proteção às mulheres e meninas em todas as suas diversidades. As próximas etapas incluem a elaboração do Plano Estadual de Prevenção aos Feminicídios, alinhado às diretrizes nacionais e às necessidades locais.

 

Secom-PB

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026