Governo constrói passagem molhada ligando Santa Cecília a Barra de Santana, no Agreste paraibano

PUBLICIDADE

A partir da próxima semana, as populações dos municípios de Santa Cecília e Barra de Santana, na região do Agreste paraibano, passarão a contar com uma obra que vai facilitar a locomoção na estrada vicinal e encurtar a distância entre as duas cidades, reduzindo também o tempo do percurso e fomentando o desenvolvimento socioeconômico. Trata-se da passagem molhada da localidade conhecida como Boi Seco de Cima, construída pelo Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), sobre um rio perene, viabilizando o trânsito de veículos e pessoas no local.

A obra tem uma extensão de 152 metros e investimento do Tesouro Estadual de mais de R$ 1 milhão e vai assegurar uma infraestrutura adequada, promover acessibilidade e garantir o escoamento da produção local, facilitando a interligação entre as cidades de Santa Cecília e Barra de Santana, que têm uma população de mais de 15 mil habitantes, com um percurso que, além de proporcionar uma grande economia de distância, favorece o deslocamento de veículos através daquela estrada.

A estrada de leito natural, segundo o gestor da obra, o engenheiro do DER Herbert Nóbrega Ventura, tem um tráfego intenso, tanto de carros, quanto de motos, por conta da ligação ao polo de confecções do povoado de Mororó e da cidade de Barra de Santana com Boi Seco, no município de Santa Cecília, na Paraíba. Além do consumo local, a produção de roupas segue para comercialização em Santa Cruz do Capibaribe, no vizinho Estado de Pernambuco, cujo acesso também foi facilitado com a construção da passagem molhada, que está próxima da divisa da Paraíba com Pernambuco, na ligação com as cidades Vertente do Lério e Surubim.

Atualmente a firma contratada – a empresa L&L Construções – está executando serviços de limpeza geral e concluindo a pintura dos balizadores de tráfego e a obra deverá ser entregue na próxima semana, apesar da dificuldade da sua execução, pois está localizada sobre um rio perene, com comportas sempre abertas.

Uma passagem molhada é uma obra rústica (que substitui uma ponte), uma espécie de passarela construída entre duas margens de um curso d’água (rios perenes) para permitir o trânsito de carros, pessoas ou animais durante o período de inverno.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cabo Gilberto fala em “regime de exceção”, enquanto Veneziano cobra debate sobre PL da dosimetria

O Projeto de Lei da dosimetria, aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira…

10 de dezembro de 2025

“Encaminhamento excrescente”: Veneziano ataca decisão da Câmara e diz que Senado vai rever PL da dosimetria

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) criticou a aprovação do chamado “PL da dosimetria”…

10 de dezembro de 2025

Couto detona aprovação do “PL da dosimetria” na Câmara: “A democracia foi duramente atacada”

O deputado federal Luiz Couto (PT) criticou nesta quarta-feira (10), a aprovação do chamado “PL…

10 de dezembro de 2025

Justiça afasta juiz da 1ª Vara Cível de João Pessoa por suspeita de vender decisões

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) determinou o afastamento, por 180 dias, do juiz…

10 de dezembro de 2025

Justiça converte em preventiva a prisão de PM que confessou feminicídio às margens da PB-095

A Justiça converteu, nesta quarta-feira (10), em preventiva a prisão em flagrante do policial militar…

10 de dezembro de 2025

Presente de Natal? Câmara aprova projeto que reduz 13º salário de médicos em Cabedelo

A Câmara Municipal de Cabedelo aprovou ontem, terça-feira (9), o projeto enviado pelo Executivo municipal…

10 de dezembro de 2025