Categorias: Paraíba

Governo assina TAC com abatedouro para garantir qualidade de carne

PUBLICIDADE

O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, assinou, nessa quarta-feira (24), no auditório da Sociedade Rural, no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, em Campina Grande, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Abatedouro Alípio Elói LTDA, de propriedade da empresária Rosana Barros Eloi, para regularização e funcionamento com a obrigação de garantir qualidade na produção e no abate para o consumo de carnes em Campina Grande e região.

A assinatura do TAC faz parte da programação da 50ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais que está ocorrendo até domingo (28). O Termo de Ajustamento de Conduta tem o objetivo de inspecionar previamente toda a parte sanitária para os produtos de origem animal, que também é competência dos estados no que se refere os termos da Constituição Federal.

O secretário Rômulo Montenegro lembra que, há menos de um ano, o Governo assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com os abatedouros Procarne e Honorato & Araújo Ltda – Abatedouro Dois Irmãos, para disciplinar o funcionamento e fornecimento de carnes da região metropolitana de João Pessoa e esta ação tem sido fundamental para que outras regiões do Estado também sejam contempladas.

“Estamos trabalhando muito desde 2011 para que o Estado alcance resultados na cadeia da agropecuária. Fizemos a formalização do setor e em 2016 apenas o estado da Paraíba apresentou números positivos no abate de bovinos: tivemos um crescimento de 8,7 por cento em relação a 2015”, ressaltou Rômulo, destacando a importância da assinatura do TAC durante a realização da exposição, “onde há uma convergência de propósitos entre os criadores, associações e demais entidades que buscam melhorias e engrandecimento para setor agropecuário”.

O procurador de Justiça, Francisco Sagres, presente à solenidade de assinatura do TAC, disse que estava contente em ver que o Estado está no caminho certo e que o Ministério Público não quer e nem vai atrapalhar ações que melhoram a vida dos cidadãos. “Defender os direitos legítimos da população e a alimentação com as condições sanitárias ideais é básico e fundamental. Estou aqui para presenciar uma louvável ação do secretário Rômulo”, comentou.

Estiveram presentes no ato da assinatura o deputado estadual Adriano Galdino; o presidente da Sociedade Rural, Josenildo Alcântara de Sousa; o gerente da Defesa Agropecuária, Rubens Tadeu; o chefe de Gabinete da Sedap, João Ágrima, representantes do abatedouro Alípio Eloi Ltda; do Sebrae; do Banco do Nordeste; Lucino Bezerra, da ABCZ; Pedro Martins, da Apacco; e representante da OCB.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jovem de 20 anos morre após acidente de moto na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa

Um jovem de 20 anos morreu após se envolver em um grave acidente de moto,…

27 de dezembro de 2025

Homem acusado de matar ex-sogra e ferir ex-mulher é preso na zona rural de Sapé

Um homem acusado de matar a ex-sogra e ferir a ex-mulher foi preso na manhã…

27 de dezembro de 2025

Dupla é presa em flagrante durante tentativa de assalto no Conde

Na madrugada deste sábado (27), policiais militares do 16ºBPM prenderam uma dupla, em flagrante, quando…

27 de dezembro de 2025

Sabadinho Bom vai ter choro, samba, frevo e forró com Banda Glauco Andreza

O Sabadinho Bom se despede de 2025 com muito samba e chorinho, mas também trazendo,…

27 de dezembro de 2025

Marcelo Queiroga e Efraim Filho confirmam nome de Walber Virgolino para disputar Prefeitura de Cabedelo

O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…

27 de dezembro de 2025

Homem é assassinado a tiros no Centro de João Pessoa

Um homem de aproximadamente 25 anos foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira (26),…

27 de dezembro de 2025