A Paraíba o tempo todo  |

Governo amplia atendimento aos autistas para quatro municípios do Brejo paraibano

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), assinou Termo de Cooperação Tríplice com prefeituras municipais e o Instituto Casa Azul, nesta terça-feira, (13), com o objetivo de disponibilizar atendimento para crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nos municípios de Arara, Bananeiras, Casserengue e Solânea, na região do Brejo Paraibano.

A solenidade de assinatura do documento aconteceu no município de Solânea e, conforme o Termo de Cooperação, caberá ao Governo Estadual o aporte de recursos para execução do serviço, enquanto os municípios disponibilizarão profissionais e técnicos que atuarão no atendimento: professores, psicólogo, psicopedagogo clínico, educador físico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e porteiro. Já o Instituto Casa Azul fará cessão e o gerenciamento das instalações físicas adequadas para o atendimento.

O secretário do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, ressaltou que esse acordo de cooperação inaugura um novo momento no fortalecimento das políticas para as pessoas com autismo do Estado. “Une três esferas diferentes, três segmentos: a sociedade civil representada pelo Instituto Casa Azul, que já presta um serviço, mas que terá esse serviço ampliado graças à chegada do Estado, que está transferindo recursos, e também a chegada de quatro prefeituras que contratarão profissionais que prestarão seus serviços”, comentou. 

Tibério Limeira afirmou ainda que serão atendidas até 200 crianças e adolescentes autistas, fortalecendo a política voltada para essas pessoas no Brejo, “podendo virar um exemplo para outras cidades que podem se juntar com o Estado e com a sociedade civil para pactuar e aumentar a oferta de serviços de terapias em outras regiões do estado”. 

A diretora geral do Instituto Casa Azul, Edilma Azevedo, define o instituto como uma clínica-escola para autistas, que atualmente atende 72 inscritos. “O projeto foi iniciado há três anos por um grupo de pais de autistas, quando iniciou a parceria com o Governo do Estado. E hoje a pactuação tríplice sendo firmada, esse centro será de grande valia para o desenvolvimento desses autistas. Isso mudará completamente, teremos a parte clínica e terapêutica. Sem as terapias a criança não desenvolve. Só temos que agradecer a Deus, ao Governo estadual e às prefeituras por esse grande feito”, afirmou.

O prefeito de Solânea, Kayser Rocha, avaliou a assinatura do Termo de Cooperação como sendo um marco na região. “Parabenizo o Instituto Casa Azul, essa iniciativa da sociedade civil, que agora recebe o abraço forte, fraterno e financeiro do Governo do Estado, com parceria também com algumas prefeituras, que é importantíssima. É sem dúvida um marco histórico na nossa região, ficamos muito felizes em participar desse momento e ver a mão e a presença do Governo aqui”, declarou o prefeito.

A solenidade contou ainda com as presenças dos prefeitos das cidades de Bananeiras, Matheus Bezerra; de Casseregue, Antônio Judivan de Sousa; enquanto o prefeito de Arara enviou um representante.  

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe