A Paraíba o tempo todo  |

Governador sanciona Lei que cria dia estadual da cachaça paraibana

O governador João Azevedo (Cidadania), sancionou a Lei que cria o dia estadual da cachaça paraibana. A partir de agora, a comemoração passa a ser feita no dia 10 de junho e a data integra o calendário oficial de eventos da Paraíba.

A Lei de autoria do deputado estadual Adriano Galdino (PSB), tem como justificativa o fato da Paraíba ser conhecida pela grande produção do destinado, sendo, inclusive, o estado do Nordeste que mais produz a bebida.

De acordo com o Anuário da Cachaça 2021, a cidade de Areia, no Brejo paraibano, é o quarto município do país com mais estabelecimentos produtores de cachaça. O município de Alagoa Nova também faz parte desse ranking, ficando na 12ª posição.

A data estabelecida fica sendo o dia 10 de junho em virtude de a data representar o marco de instituição do produto como pertencente ao patrimônio cultural e imaterial do Estado da Paraíba.

No último ranking divulgado pela a Cúpula da Cachaça com a lista com as 250 cachaças mais queridas do Brasil, a Paraíba foi destaque. No Estado, 19 tipos de cachaças de oito municípios paraibanos aparecem no ranking das mais queridas do Brasil.

No ano passado, cinco cachaças produzidas na Paraíba foram laureadas com medalhas de Prata e Ouro na 19ª edição do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil 2020. Desde a logística da cana-de-açúcar, o envelhecimento, o envasamento, favorecem a boa qualidade da cachaça paraibana.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe