Categorias: Paraíba

Governador entrega 143 novos veículos à Secretaria de Segurança

Em 22 meses de gestão, foram adquiridas cerca de 500 viaturas e capacitação de seis mil policiais

 

 

 

O sistema de segurança pública da Paraíba tem hoje uma frota de aproximadamente 500 viaturas novas, distribuídas entre as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Polícia Científica. Na manhã desta terça-feira (28), o governador José Maranhão fez a entrega de 143 viaturas, sendo 100 para a Polícia Militar, 35 para a Polícia Civil e oito caminhões tanque de combate a incêndio para o Corpo de Bombeiros. Após entregar as chaves de uma viatura ao comandante geral da PM, coronel Wilde Monteiro, o governador José Maranhão inspecionou a nova frota estacionada na praça João Pessoa, em frente ao Palácio da Redenção.

Maranhão afirmou que nesses vinte e dois meses de governo investiu na segurança pública, com aquisição de cerca de 500 viaturas, armamentos, munição, coletes à prova de bala, equipamentos de comunicação, reforma do Centro Integrado de Operações Policiais – CIOP, além de ter investido na formação de alguns milhares de policiais, o que significa investimento em recurso humano. O governador revelou que a locação de veículos e viaturas não é recomendável, custa muito ao Estado, por isso ele decidiu por comprar a frota das polícias.

Em seu pronunciamento, o governador ressaltou que cargo público tem que ser exercido com responsabilidade e cumprimento do dever e por isto trabalhará, entregará obras até o dia 31 de dezembro. Destacou que a frota das políciais estava sucateada quando assumiu o governo em fevereiro de 2009, e o que havia eram carros locados. Decidiu então dotar a PM e a Polícia Civil de frota própria.

Os secretários da Segurança e Defesa Social, (titular e executivo) Gustavo Gominho e coronel Cordeiro destacaram que as viaturas do Corpo de Bombeiros foram adquiridas com recursos do Funesbom – Fundo Especial de Bombeiros. As 135 viaturas, 100 para a PM e 35 para a Polícia Civil, foram compradas com recursos do Tesouro do Estado.

No atual Governo, foram realizadas três aquisições de viaturas. De acordo com o coronel Cordeiro, no primeiro lote, a PM e a Civil receberam cerca de 200 caminhonetas cabine dupla da marca Ranger, sendo 30 para o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual. As caminhonetas são ideais também para a Patrulha Rural, uma modalidade de policiamento implantado neste governo. Houve ainda a aquisição de 150 motocicletas.

Para a Polícia Militar, na primeira etapa, foram entregues 100 caminhonetes. Em outra etapa, a Corporação recebeu 100 motos para a ROTAM e agora mais 100 novas viaturas, totalizando para a PM 300 veículos. No total, a Polícia Civil recebeu 110 viaturas.

 

Investindo em capacitação

 

A PM também investiu na formação de seu efetivo. Em 2009 foram formados e capacitados 1.850 policiais. Agora, em 2010 foram mais de 4.000 PMs que realizaram cursos de especialização ou formação.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ricardo Rodrigues, comemorou a aquisição de 30 viaturas para a Corporação em um ano e dez meses da atual administração. Além das oito entregues nesta terça-feira outras seis viaturas de resgate com recursos já empenhados, vão ser adquiridas. Rodrigues afirmou que todas as dez unidades da Corporação no Estado terão uma viatura de combate a incêndio.
 

 

Secom PB

Últimas notícias

Erro de identificação: paraibano é preso por causa de homônimo acusado de assaltos em Natal

Um homem morador do município de Itabaiana, no Agreste paraibano, foi preso por engano na…

10 de fevereiro de 2026

Chica Mota minimiza vaia a Hugo Motta e atribui episódio à polarização política

A deputada estadual Chica Mota (Republicanos) minimizou, durante entrevista nesta terça-feira (10), a vaia direcionada…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Na PB, ministro defende União Brasil com Lula em 2026 e articulação com palanques de Cícero e Lucas

Indicado pelo Centrão e ligado politicamente ao senador Davi Alcolumbre, o ministro das Comunicações, Frederico…

10 de fevereiro de 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi, acusado de assédio sexual

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o ministro Marco Buzzi de suas atribuições…

10 de fevereiro de 2026

“Adriano é um nome que acrescentaria muito à chapa”, destaca Nabor Wanderley ao também defender Galdino como vice em 2026

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley, negou nesta…

10 de fevereiro de 2026