A Paraíba o tempo todo  |

Governador em exercício discute criação de museu em Umbuzeiro

Governador em exercício discute criação de museu e melhoria de biblioteca em Umbuzeiro

A primeira agenda oficial do governador em exercício, Marcos Cavalcanti, foi uma audiência com o prefeito de Umbuzeiro, Thiago Pessoa, e o secretário de estado da Cultura, Lau Siqueira. O assunto da reunião, ocorrida no Palácio da Redenção, na manhã desta quarta-feira (22), foi a modernização da biblioteca da cidade, além da criação de um museu para preservar a memória dos ex-presidentes João Pessoa e Epitácio Pessoa e do jornalista Assis Chateaubriand.

 

“Umbuzeiro é uma cidade muito importante no aspecto político e cultural da Paraíba. É a terra do presidente Epitácio Pessoa, do presidente João Pessoa e também do jornalista Assis Chateaubriand, que trouxe a televisão dos Estados Unidos para o Brasil”, argumentou Marcos Cavalcanti. “Há um acervo muito bom na cidade sobre essas personalidades e o prefeito deseja fazer um grande memorial”, completou.

 

O governador em exercício determinou, durante a reunião, que algumas ações já fossem adotadas como resposta às solicitações do prefeito de Umbuzeiro. “O secretário de Cultura vai fazer uma visita a Umbuzeiro. O objetivo é verificar possíveis locais e assim começarmos um estudo para criar, em breve, o Museu da Cidade de Umbuzeiro e viabilizar ainda o reaparelhamento da biblioteca da cidade”, disse Marcos Cavalcanti.

 

Além de agendar uma visita a Umbuzeiro para verificar a possibilidade de fundação do museu, o secretário de Cultura, Lau Siqueira, também vai levar outra novidade à cidade. “Acertamos uma visita do Sistema Estadual de Bibliotecas, através da Fundação Espaço Cultural, para uma capacitação na área de bibliotecas e enriquecimento do acervo. E, provavelmente, vamos incluir a biblioteca nos sistemas nacional e estadual de bibliotecas. Assim, ela poderá se beneficiar dos investimentos que acontecem nessa área”, explicou.

 

A reunião contou ainda com a presença do presidente da Academia Paraibana de Letras (APL) e da Fundação Casa de José Américo (FCJA), Damião Ramos Cavalcanti.

 

Importância da parceria – O prefeito de Umbuzeiro, Thiago Pessoa, ressaltou a importância da ajuda do Governo do Estado. “Estamos enfrentando, atualmente, uma crise, pois contamos com pouco repasse (do Fundo de Participação dos Municípios – FPM). Por isso, não temos como fazer tudo sozinhos”, disse. “O governador em exercício se comprometeu em nos ajudar, até porque estamos comemorando este ano os 150 anos do nascimento de Epitácio Pessoa, que foi um paraibano que exerceu os três cargos do executivo na política, chegando a presidente”, lembrou.

 

Além do museu, Thiago Pessoa destacou o papel da biblioteca para a formação educacional dos jovens. “Precisamos modernizar a nossa biblioteca. Além de reforma, precisamos da ampliação do acervo, inclusive sobre Epitácio Pessoa, que faz parte da história da Paraíba e do Brasil. Nossos jovens precisam do acesso a essas informações”, destacou.

 

Descentralização de investimentos – Lau Siqueira aproveitou para lembrar que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está descentralizando os investimentos para além dos grandes centros urbanos. “Esse ano queremos lançar o Plano Estadual de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, que na verdade é um grande projeto de acesso à leitura e que vai impactar, diretamente, na educação”, disse. “É um plano que a gente quer discutir nos municípios. Essa é nossa proposta de interiorizar cada vez mais os investimentos na cultura, capacitando o interior do Estado para disputar os editais que forem abertos para a área”, completou.



Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe