ANÚNCIO PREVÊ 60 VAGAS: Governador confirma abertura de concurso público para agentes de trânsito no início de 2013
O governador Ricardo Coutinho anunciou a realização de um concurso no início do próximo ano para a contratação de 60 agentes de trânsito para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O anúncio foi feito no lançamento da campanha “Lei Seca- Nossa Luta é pela Vida”, na noite da sexta-feira (21), na praia de Tambaú, em João Pessoa. Na solenidade, também foram entregues três viaturas que irão reforçar as blitzen da ‘Lei Seca’.
O governador fez um alerta para que as pessoas não misturem álcool e direção e apelou para que respeitem a legislação de trânsito como forma de poupar vidas. “Se você for beber pegue um ônibus, um táxi ou carona com alguém que não tenha ingerido bebida alcoólica”, alertou.
Concurso – Em discurso, Ricardo Coutinho informou que a Secretaria da Administração está fazendo estudos, mas é certa a necessidade de potencializar a ação do Detran, “um órgão que sempre foi visto como um espaço de corrupção, mas que com muito trabalho deixa para trás esta situação”, enfatizou.
Ricardo destacou a importância da colaboração dos agentes de trânsito e dos taxistas na divulgação da campanha. “Conseguimos reduzir as mortes no trânsito em 10%, mas o número é muito alto e é preciso coragem e uma ação efetiva para o cumprimento das leis de trânsito para reduzir os acidentes”, disse.
De acordo com a secretária de Comunicação Institucional, Tatiana Domiciano, a campanha que começa a ser exibida em emissoras de rádio, TV, jornais e por meio de material educativo tem o objetivo de aproveitar a Semana Nacional de Trânsito para alertar a população da importância do cumprimento da Lei Seca e sobre os riscos da mistura de álcool e direção.
Vídeo – Foi exibido um vídeo institucional com uma mãe, a Jaíra de Alcantra, que perdeu o filho em um acidente no último mês de junho, após ele ter ingerido bebida alcoólica e tentado voltar para a casa em sua moto. “Nosso objetivo é o engajamento das famílias, dos motoristas, estimulando o uso do transporte público, de táxis, de carona, para que álcool e direção não andem juntos. O governo faz a sua parte realizando as blitzen, a sociedade também precisa fazer a sua se conscientizando da conduta preventiva a acidentes e mortes no trânsito”, explicou Tatiana.
Vítimas do trânsito – A senhora Jaíra de Alcantra deu um depoimento emocionado do sofrimento pela perda do filho, Jaildo, de 33 anos, em um acidente de moto. “Ele tinha bebido o dia todo e mesmo após os inúmeros avisos que dei para não guiar a moto quando bebesse, ele não seguiu o conselho. Quando recebi a notícia meu filho estava morto. Por isso, vocês jovens quando forem sair para beber que saiam de ônibis, táxi ou de carona, mas não corram o risco de dirigir o carro ou uma moto antes que seja tarde demais”.
O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, destacou que a campanha trabalha de forma permanente em duas frentes: uma educativa, com a sensibilização da sociedade dos perigos de beber e dirigir; outra pela integração dos órgão públicos, novas viaturas e capacitação dos agentes para a efetivação da operação Lei Seca. “A campanha também prevê a intensificação das blitzen com o teste do bafômetro que serão feitos de forma conjunta pelo Detran, BPTrans e CPTrans em todo o Estado”, garante.
Operação – Segundo Rodrigo, de janeiro a setembro deste ano, 922 motoristas paraibanos foram flagrados dirigindo embriagados, durante a aplicação de 3.806 testes de bafômetro. Os números somam resultados de fiscalizações realizadas pelo Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e não consideram os flagrantes efetuados pela Polícia Rodoviária Federal, no mesmo período. Em 2011, o Detran e o BPTran flagraram 662 motoristas paraibanos dirigindo embriagados.
Lei seca – Em vigor desde 19 de junho de 2008, a chamada “lei seca” modificou o Código de Trânsito Brasileiro proibindo o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos, ficando o condutor transgressor sujeito à pena de multa, suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até à pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.
A multa aplicada é de R$957,70 e as medidas administrativas são de retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação.
Durante a solenidade de abertura da campanha se apresentaram a Orquestra Sanfônica da Paraíba e do policial Eduardo Vasconcelos, da Companhia de Policiamento de Trânsito de Campina Grande, que cantou música de sua autoria que concorre ao Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito 2012.
Além do governador participaram da solenidade o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, a secretária de Comunicação, Tatiana Domiciano, o comandante da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, e o comandante da BPTran, Paulo Sérgio.
PBAgora
Secom
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou nesta terça-feira (3) o novo superintendente da…
Um homem foi assassinado a tiros na manhã de hoje (3), no bairro Funcionários IV,…
O movimento político liderado pelo deputado estadual Fábio Ramalho já começa a produzir efeitos práticos…
Na manhã de ontem (02), policiais da Força Tática do 13º BPM prenderam dois suspeitos…
Um incêndio de grandes proporões atingiu um mercado no bairro do Pedregal, em Campina Grande,…
Ontem (02), o pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que divulgou orientações sobre…