A Paraíba o tempo todo  |

Gasolina deverá ter 15% de aumento em 2013

A Petrobras estuda elevar em até 15% os preços da gasolina e do diesel no próximo ano, informa o jornal Folha de São Paulo.

 

 

– A Petrobras quer aumentar o preço do combustível em 2013. Segundo informações obtidas com assessores de Dilma Rousseff pelo jornal Folha de S. Paulo, a estatal estaria estudando um aumento de até 15% para a gasolina e o diesel.

 

De acordo com a reportagem, no momento a Petrobras avalia como realizar esse aumento – se viria de uma só vez já no começo do ano, em fevereiro, podendo variar entre 12% e 15%, ou se viria dividido em duas altas, a primeira em fevereiro e a outra no segundo semestre, em agosto.

 

Ao contrário dos últimos aumentos no preço do combustível, o reajuste no próximo ano deve ser sentido pelos consumidores, uma vez que a Cide, contribuição paga pelo setor, foi zerada para evitar repasses de aumentos anteriores, o mais recente ocorrido em junho, de 7,83% na gasolina.

 

Ainda segundo o jornal, a estatal teria descartado a possibilidade de aumentar o preço do combustível em 2014, por conta das eleições para a presidência.

 

Recordes de perdas

No Brasil, o preço da gasolina para o consumidor se mantém inalterado desde 2010 por pressão do governo. O problema é que, sem capacidade suficiente de refino para atender a demanda, a estatal precisou aumentar sua importação de gasolina em 65% no terceiro trimeste deste ano, conforme reportagem da Bloomberg. Segundo avaliação do Bank of America Corp, a menos que a empresa possa vender o combustível importado a preço de custo, a Petrobras pode ter perda de receita entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões em 2013

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe