Categorias: Paraíba

Funesc inscreve para Mostra de Teatro, Dança e Circo

Funesc inscreve para Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) está com as inscrições abertas para a 17ª edição da Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo. Os interessados em participar das mostras Oficial e Paralela têm até 2 de outubro para enviar o material. O evento vai acontecer no período de 2 a 10 de novembro, no Teatro Santa Roza. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente ou via Correios. O formulário e regulamento estão disponíveis para download no site www.funesc.pb.gov.br.

O evento é realizado pelo Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Funesc. Este ano, a programação contempla, também, as atividades circenses e estará dividida entre mostra oficial (de caráter não competitivo), mostra paralela (de caráter competitivo), oficinas culturais e atividades pedagógicas, debates, palestras e atividades artísticas paralelas.

Requisitos – Poderão se inscrever grupos de teatro, dança e circo do Estado da Paraíba. Além de preencher o formulário fornecido pela Funesc, os grupos devem anexar DVD com o espetáculo corrido (sem edição); cópia do texto ou roteiro coreográfico; liberação do autor ou da SBAT; release do espetáculo (sinopse, ficha técnica, histórico); quatro fotos de cena digitalizadas (resolução mínima 300dpi); currículo do grupo; plano de Luz; planta baixa do cenário; cartazes, programas do espetáculo e clipping; outros materiais que possam enriquecer a apreciação da proposta do espetáculo; tempo de montagem.

A ausência de qualquer dos itens exigidos implicará na não aceitação da inscrição. Os grupos deverão informar obrigatoriamente o tempo de duração do espetáculo em sua ficha de inscrição. Caso haja participação de menores de idade no espetáculo, deverá ser acrescida a autorização dos pais ou autoridade competente.

Mostra não competitiva – A seleção dos espetáculos inscritos para a mostra será realizada por uma equipe de curadores, composta por um profissional de teatro, um de dança e um de circo, convidados pela Funesc. Serão selecionados 14 espetáculos para a Mostra Oficial não Competitiva. A lista dos contemplados deve ser divulgada até o dia 20 de outubro, no site da Fundação.

Cada espetáculo selecionado para a Mostra Oficial receberá um cachê no valor bruto de R$ 2.500,00, com as deduções previstas em Lei.

Além da qualidade dos espetáculos, a curadoria levará em consideração critérios como distribuição territorial (procedência dos espetáculos das diversas regiões do Estado); tempo de duração do espetáculo (mínimo de 30 minutos para teatro e circo e de 20 minutos para dança; o tempo máximo permitido é de 70 minutos); ineditismo (espetáculos que não tenham sido apresentados em edições anteriores da Mostra).

Mostra competitiva – Entre os espetáculos não selecionados para a Mostra Oficial serão definidos os que integrarão a programação da Mostra Paralela, de caráter competitivo. Será concedido prêmio em dinheiro no valor bruto de R$ 2.500,00, atribuído aos dois espetáculos que obtiverem melhor votação na Mostra Paralela, considerando as deduções previstas em Lei.

A escolha dos espetáculos vencedores da Mostra Paralela será feita por votação diária de um júri popular. Os 100 primeiros espectadores de cada apresentação receberão cédulas para votação. As decisões da curadoria serão definitivas e não caberá recurso.

O material dos grupos selecionados para a Mostra não será devolvido, passando a integrar o acervo documental da Funesc. Os grupos não selecionados terão um prazo de 30 dias para retirada do material na sede da Fundação. Ao final deste prazo a Fundação dará ao material o destino que lhe for conveniente.

Últimas notícias

Publicada a lista com classificação dos candidatos do CFO 2026

Atenção candidatos do concurso do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba…

27 de janeiro de 2026

Festa da Luz 2026 começa nesta terça-feira  em Guarabira com várias atrações

A Festa da Luz 2026, uma das mais tradicionais na cidade de Guarabira, no Brejo da Paraíba,…

27 de janeiro de 2026

Cícero culpa a Cagepa por despejo de esgoto nas praias de JP: “falta planejamento no tempo certo”

Em entrevista na noite de ontem (26), ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan,…

27 de janeiro de 2026

João Lima é transferido para mesmo presídio de Hytalo Santos e ficará com outros 60 presos por violência doméstica

Após ser preso suspeito de espancar a esposa em imagens que repercutiram nacionalmente, o cantor…

27 de janeiro de 2026

Líder da oposição em Campina alerta Jhony Bezerra sobre risco de deixar o PSB: “pode perder o discurso”

Em entrevista ontem (26), à imprensa campinense o vereador Anderson Almeida (PSB), que lidera a…

27 de janeiro de 2026

PMCG inicia instalação de aeradores no Açude Velho para melhorar qualidade da água

Como parte do conjunto de ações emergenciais, definidas a partir de estudos técnicos e científicos,…

27 de janeiro de 2026