Funcionários da Dataprev começam greve nesta quinta-feira na Paraíba

Segundo sindicato, mais três estados aderiram ao movimento.


Órgão é responsável por processar pagamentos da Previdência Social.

Começa nesta quinta-feira (3) em quatro estados a greve dos servidores da Empresa de Tecnologia da Informação da Previdência Social (Dataprev). Além da Paraíba, aderiram ao movimento os servidores do órgão no Rio de Janeiro, no Ceará e em Santa Catarina. O órgão é responsável pelo armazenamento de mais de 14 bilhões de dados sociais e processa todos os meses a folha de pagamento de mais de 26 milhões de beneficiários da Previdência Social, além de prestar serviços a outros órgãos públicos, como o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Na Paraíba, a decisão pela greve foi formalizada na segunda-feira (31) durante uma assembleia da categoria. A paralisação deveria começar ainda na segunda-feira, mas foi adiada. Além do reajuste de 6,51% que cobre a taxa de inflaçã, os funcionários reivindicam ganho real de 3%. De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado da Paraíba (SindPD-PB), Emanuel Santana, os servidores devem fazer uma manifestação na frente da Dataprev de João Pessoa para marcar o início da greve.

Segundo Santana, no começo a população não deve ter prejuízo com a paralisação, já que todos os dados referentes aos pagamentos de benefícios de novembro já foram processados. Porém, se a greve se estender por mais semanas alguns serviços poderão ser prejudicados, a exemplo do pagamento de seguro desemprego, o atendimento aos técnicos do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e a concessão de empréstimos consignados.

 

G1PB

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Justiça acata denúncia contra sete pessoas pela compra do mandato de Luceninha

A juíza da 3ª Vara Mista de Cabedelo, Giovanna Lisboa Araújo de Souza, recebeu a petição inicial apresentada pelo Ministério Público estadual nos autos de uma Ação Civil de Improbidade…

Ex-mulher de Hulk, Iran, deixa JP com os filhos: “Recomeço”

A ex-mulher do jogador paraibano Hulk, Iran Ângelo, embarcou para São Paulo, nesta segunda-feira (27), com os três filhos. A mudança na vida de Iran aconteceu após a separação do jogador paraibano…