Categorias: Paraíba

Funasa pede liberação de viaturas à indígenas

Funasa/PB reúne lideranças indígenas para viabilizar liberação de viaturas apreendidas

 

A Coordenação Regional da Funasa na Paraíba se reuniu na tarde de quinta-feira (20), com representantes de lideranças indígenas da Aldeia de Tramatáia, para viabilizar a liberação de duas viaturas apreendidas pelos nativos, sendo uma da Funasa e outra da Energisa, como forma de pressionar negociação com a Fundação.

A reunião contou também com a presença de representantes da Energisa e demais Chefias de Divisões da Coordenação Regional da Paraíba.

O território indígena, que fica localizado no município de Marcação, reclama da subutilização de um sistema de abastecimento de água, instalado através da Funasa, devido à falta da energia elétrica necessária para realizar o bombeamento.

Apesar de já ter concluído o serviço de abastecimento de água, a Coordenação Regional da Funasa se comprometeu a captar recursos, junto a presidência da Funasa em Brasília, para auxiliar a suplementação da energizacao da aérea.

Ainda na negociação ficou decidido que a Energisa ficaria responsável pela apresentação do projeto técnico para a construção da rede elétrica e assim colocar em funcionamento o sistema de abastecimento de água da localidade.

Para os indígenas ficou o comprometimento de realizar reunião com os nativos e liberar os dois carros apreendidos pela comunidade e que ainda se encontram retidos na Aldeia de Tramatáia. A apreensão dos automóveis se deu na última terça-feira (18) como forma de pressionar os dois órgãos para a execução do serviço. Durante a ação, funcionários da Fundação também foram feitos reféns, porém liberados horas depois.

Apesar do comprometimento das partes, a Funasa esclarece que repudia todo e qualquer tipo de violência que subjugue pessoas em cárcere privado (ainda que momentaneamente) ou apreenda bens como forma de negociação.

Álvaro Neto ainda explica que a responsabilidade da Funasa, no que diz respeito à Aldeia de Tramatáia é referente à implantação do Sistema de Abastecimento de Água na localidade e a Funasa já cumpriu todas as suas obrigações.

A Funasa ressalta que a única pendência existente extrapola seu poder de execução vez que o reforço da energizacao da área é de competência da Empresa de Energia Elétrica, a Energisa

 

 

 

 

Assessoria

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

25 de janeiro de 2026

Em áudio, Raphaella Brilhante detalha agressões de João Lima desde a lua de mel

A médica e influenciadora digital Raphaella Brilhante confirmou, em áudios divulgados na noite deste sábado…

25 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

25 de janeiro de 2026

Tarifa de ônibus em João Pessoa passa a custar R$ 5,45 a partir de hoje

Entrou em vigor neste domingo (25) o novo reajuste das tarifas do transporte coletivo urbano…

25 de janeiro de 2026

Dirigentes de Botafogo-PB e Sousa trocam acusações após empate no Almeidão

O empate por 1 a 1 entre Botafogo-PB e Sousa, nesse sábado (24), pela estreia…

25 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

25 de janeiro de 2026