A Paraíba o tempo todo  |

Funasa pede liberação de viaturas à indígenas

Funasa/PB reúne lideranças indígenas para viabilizar liberação de viaturas apreendidas

 

A Coordenação Regional da Funasa na Paraíba se reuniu na tarde de quinta-feira (20), com representantes de lideranças indígenas da Aldeia de Tramatáia, para viabilizar a liberação de duas viaturas apreendidas pelos nativos, sendo uma da Funasa e outra da Energisa, como forma de pressionar negociação com a Fundação.

A reunião contou também com a presença de representantes da Energisa e demais Chefias de Divisões da Coordenação Regional da Paraíba.

O território indígena, que fica localizado no município de Marcação, reclama da subutilização de um sistema de abastecimento de água, instalado através da Funasa, devido à falta da energia elétrica necessária para realizar o bombeamento.

Apesar de já ter concluído o serviço de abastecimento de água, a Coordenação Regional da Funasa se comprometeu a captar recursos, junto a presidência da Funasa em Brasília, para auxiliar a suplementação da energizacao da aérea.

Ainda na negociação ficou decidido que a Energisa ficaria responsável pela apresentação do projeto técnico para a construção da rede elétrica e assim colocar em funcionamento o sistema de abastecimento de água da localidade.

Para os indígenas ficou o comprometimento de realizar reunião com os nativos e liberar os dois carros apreendidos pela comunidade e que ainda se encontram retidos na Aldeia de Tramatáia. A apreensão dos automóveis se deu na última terça-feira (18) como forma de pressionar os dois órgãos para a execução do serviço. Durante a ação, funcionários da Fundação também foram feitos reféns, porém liberados horas depois.

Apesar do comprometimento das partes, a Funasa esclarece que repudia todo e qualquer tipo de violência que subjugue pessoas em cárcere privado (ainda que momentaneamente) ou apreenda bens como forma de negociação.

Álvaro Neto ainda explica que a responsabilidade da Funasa, no que diz respeito à Aldeia de Tramatáia é referente à implantação do Sistema de Abastecimento de Água na localidade e a Funasa já cumpriu todas as suas obrigações.

A Funasa ressalta que a única pendência existente extrapola seu poder de execução vez que o reforço da energizacao da área é de competência da Empresa de Energia Elétrica, a Energisa

 

 

 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe