Folia de Rua emite nota de repúdio contra PL que trata da ‘privatização’ do pré-carnaval de JP

PUBLICIDADE

A Asssociação Folia de Rua emitiu nesta quarta-feira (23) uma nota de repúdio contra um projeto de Lei do vereador Marcílio do HBE quee trata sobr euma possível privatização do pré-carnaval em João Pessoa.

De acordocom a nota, a proposta do parlamentar, que propõe a criação de um comitê gestor para o corredor da folia na Av. Epitácio Pessoa, aniquilaria o conceito de “carnaval multicultural, público, democrático e inclusivo”.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO
A Associação Folia de Rua, entidade cultural responsável por uma das maiores prévias carnavalescas do planeta, vem em nome dos seus blocos associados, convidados, colaboradores e público em geral repudiar veementemente a tentativa de PRIVATIZAÇÃO da festividade na Via Folia!
A Projeto de Lei 017/2023 de autoria do vereador Marcílio HBE, empresário que há pouco tempo comprou o Bloco dos Atletas, propõe a criação de um comitê gestor para o corredor da folia na Av. Epitácio Pessoa, espaço fundado e consolidado no calendário cultural oficial da cidade pela Associação Folia de Rua – entidade que é Patrimônio Cultural e Imaterial de João Pessoa e que há 30 anos promove o pré-carnaval da capital.
A proposta do senhor vereador empresário visa enfraquecer uma associação carnavalesca fundamental para o fomento da cultura e identidade local e aniquilar o conceito de carnaval multicultural, público, democrático e inclusivo, que é reconhecido em todo Brasil, para ser substituído por uma micareta, privilegiando um modelo de carnaval privado, excludente e sem compromisso com a cultura local, o qual a sociedade pessoense e paraibana rejeita.
O Carnaval pessoense é uma expressão cultural rica e histórica, com caráter popular, que une pessoas de diferentes origens em celebrações de alegria, música e dança, através das mais variadas linguagens artísticas e culturais. E a gestão do pré-carnaval pela Folia de Rua promove de forma descentralizada a geração de emprego e renda para artistas, grupos culturais, micro, pequenas, médias e grandes empresas, profissionais liberais, trabalhadores autônomos, ambulantes e demais categorias de informais.
É inaceitável que um representante eleito pelo povo utilize seu cargo para promover a segregação e desrespeito às tradições que fazem parte do nosso tecido social. O papel de um vereador é legislar em prol do bem-estar e da garantia de direitos essenciais para população, e não patrocinar a exclusão do povo ao acesso a cultura em nome do lucro de meia dúzia de empresários do ramo do entretenimento.
Nós que defendemos a valorização da diversidade cultural e o fortalecimento das relações entre aos diferentes atores, grupos e manifestações presentes em nossa cidade, conclamamos a bancada de vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa, a utilizar o poder investido pelo povo para barrar essa tentativa de cercear o acesso à cultura e alijar a Associação Folia de Rua de sua legitimidade como entidade realizadora dos festejos pré-carnavalescos da cidade.
Ressaltamos a importância de preservar e promover eventos como o nosso Pré-Carnaval, que celebram a nossa identidade e contribuem para a coesão social. Contamos com o apoio de todos os segmentos culturais para que se somem a essa luta pela valorização da cultura. Juntos resistiremos e superaremos essa e qualquer tentativa de apagamento de nossa história.
João Pessoa, 23 de agosto de 2023.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com voto de minerva, Câmara Municipal de Campina Grande aprova orçamento de R$ 2,4 bilhões para 2026

Em uma sessão extraordinária marcada por intensos debates, a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou,…

31 de dezembro de 2025

Trabalhadores dos Correios na Paraíba encerram greve após decisão do TST

Os trabalhadores dos Correios na Paraíba decidiram, em assembleia realizada na noite desa terça-feira (30),…

31 de dezembro de 2025

Dois policiais ficam feridos em colisão de viatura com poste durante perseguição no Cristo

Dois policiais militares ficaram feridos após a viatura da Força Tática da Polícia Militar colidir…

31 de dezembro de 2025

Governo da Paraíba promove 276 militares da PM e do Corpo de Bombeiros

O Diário Oficial do Estado da Paraíba trouxe, na edição dessa terça-feira (30), a promoção…

31 de dezembro de 2025

Câmara de Bayeux decreta calamidade, suspende concurso, pagamentos e contratos

A nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, Jays de Nita (PSB), decretou nessa terça-feira…

31 de dezembro de 2025

Jota Quest e Mano Walter fazem show na virada do ano em João Pessoa

A programação da virada de ano, no dia 31 de dezembro, preparada pela Prefeitura de…

31 de dezembro de 2025