Categorias: Paraíba

Fiscalização com vários órgãos detectou uso irregular de agrotóxicos

Nesta terça-feira (22), uma operação articulada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) levou a autuações e apreensão de produtos agrotóxicos na cidade de Araçagi. A fiscalização reuniu o Ministério do Trabalho e Emprego, Sedap, Sudema, Ministério Público de Araçagi, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental. A ação foi resultado de uma denúncia recebida pelo Crea-PB nesta semana, que relatou o uso irregular de agrotóxicos em um sítio da zona rural do município.

 

Chegando ao local, a fiscalização constatou as irregularidades, verificando o uso de venenos no plantio dos abacaxis, armazenamento e descarte incorreto das embalagens de agrotóxicos, trabalhadores sem nenhum tipo de equipamento de proteção individual e ainda a falta do Receituário Agronômico. Segundo o engenheiro agrônomo, Raimundo Nonato, assessor técnico do Crea, o Receituário agronômico é um documento técnico obrigatório, feito por um profissional habilitado, que prescreve o tipo e a quantidade de agrotóxico necessário à plantação. “Ele funciona como uma receita médica,então, o profissional, após fazer o diagnóstico de determinada cultura, descreve qual remédio e a dosagem necessária para que a droga surta o efeito desejado, sem colocar em risco a vida do trabalhador que maneja o produto e das pessoas que vão consumir aquele alimento”, explica.

No sítio em que ocorreu a fiscalização, estava sendo utilizado o Herbicida 24B, produto proibido para utilização em cultura. De acordo com João Alberto, fiscal da Sedap e conselheiro do Crea-PB, o herbicida deixa a aparência do abacaxi mais bonita e aumenta seu tamanho, no entanto, é um veneno proibido para alimentos, autorizado apenas para utilização em pastagem.

Além disso, os agrotóxicos estavam armazenados de maneira incorreta, tendo suas embalagens reutilizadas, o que é proibido. O local foi interditado pela fiscalização. O Crea-PB autuou o proprietário do sítio pela falta de Receituário Agronômico e de Responsável Técnico e, logo em seguida, se dirigiu, juntamente com os demais órgãos, ao estabelecimento comercial em que o proprietário do sítio alegou comprar os agrotóxicos. No local, também foi efetuada uma autuação pela falta de Receituário Agronômico.

 

 

Assessoria

Últimas notícias

Galo da Madrugada Gigante homenageia Dom Helder Câmara, no Carnaval recifense

A Ponte Duarte Coelho, no centro da cidade do Recife, foi palco, nesta quarta-feira (11),…

12 de fevereiro de 2026

Pedro endossa fim da escala 6×1 e defende cortes de penduricalhos: “Enfrentar privilégios”

O presidente estadual do PSD na Paraíba, Pedro Cunha Lima, em entrevista ao programa Arapuan…

12 de fevereiro de 2026

Polícia localiza e apreende adolescente suspeito de matar o próprio primo, no brejo paraibano

Apontado como suspeito de ter matado o próprio primo, um adolescente de apenas 16 anos…

12 de fevereiro de 2026

Vereador Guga Pet é levado à delegacia após confusão em hospital municipal de João Pessoa

O vereador de João Pessoa, Guga Pet (PP), foi conduzido à delegacia na tarde desta…

12 de fevereiro de 2026

Hervázio minimiza sonho de Pedro pela PMJP e diz que foco agora é 2026: “A história de João Pessoa vai vir em 2028”

O deputado estadual Hervázio Bezerra evitou ampliar o debate sobre a declaração do ex-deputado federal…

12 de fevereiro de 2026

Mesmo ignorado pela chapa Efraim-Queiroga, Major Fábio reforça pré-candidatura ao Senado: ‘Nós vamos até o fim’

Em entrevista à Rádio Pop Cariri 101.1 FM, em Campina Grande, essa semana, o ex-deputado…

12 de fevereiro de 2026