O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) ganhou um novo morador na tarde desta quarta-feira (20), com o nascimento de um primata da espécie Sapajus flavius. O pequeno macaco-prego-galego é fruto da reprodução natural assistida pelo grupo de biólogos da Bica.
Segundo a bióloga Helze Lins, do setor de Manejo e Nutrição, o animal é considerado raro e uma das espécies de primatas mais ameaçadas, sendo classificado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) como “criticamente em perigo”. “Esta é a segunda vez que testemunhamos o nascimento de um filhote desta espécime aqui na Bica”, destacou.
Ainda de acordo com a especialista, o próximo passo é manter a mãe bem alimentada para que a amamentação seja proveitosa e saudável. “Estamos redobrando os cuidados, tendo em vista a importância e fragilidade do animal. Por isso, reforçamos os cuidados e designamos uma dieta rica em proteínas para a mãe do pequeno macaco-prego-galego”, explicou.
Para Thiago Nery, veterinário e chefe do Setor de Zoológico do Parque, é de suma importância a reprodução em cativeiro desse animal, que possui uma dificuldade reprodutiva diferente dos outros primatas.
“Montamos uma estrutura relevante aqui na Bica, com equipe técnica de biólogos, veterinários e zootecnistas, para formar um plano para esses animais, isso passa por estrutura física, científica, por educação do público visitante, e de todo o trabalho de uma equipe que compõe um zoológico para chegar ao nascimento desse animal, que na natureza, por ação do homem, seja por desmatamento, ou por abate, tornou-se tão raro. É uma prova de que o zoológico está cumprindo a sua função, que é a conservação das espécies”, completou Thiago Nery.
Visitação – O filhote pode ser visitado nos horários de funcionamento do Parque Arruda Câmara:
Dias: de terça a domingo
Horários: manhã (a partir das 8h) e tarde (até às 17h)
Ingresso: gratuito para alunos das escolas públicas e R$ 1,00 para alunos das escolas privadas (criança até 7 anos e idosos não pagam)
Mais informações:
Fone: 8654-3126 (Ed. Ambiental) /3218-9710 (Parque).
Espaço de lazer – Com uma área verde de cerca de 26,8 hectares, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara é um espaço de lazer ideal para aqueles que buscam um lugar agradável para recreação junto à natureza, onde o visitante tem a oportunidade de percorrer trilhas e alamedas com árvores seculares, de grande porte, como jequitibás e mungubas, remanescentes da Mata Atlântica, e ainda, ver de perto cerca de 500 animais silvestres e selvagens, entre felinos, aves e répteis.
Os animais acolhidos na Bica foram todos encaminhados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), ou através de intercâmbio com zoológicos nacionais, e são alojados em recintos que reproduzem, na medida do possível, o habitat natural de cada espécie, buscando uma melhor adaptação do animal ao cativeiro.
Secom-JP
O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…
O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…
Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…
O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…
O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…
A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…