Categorias: Paraíba

Festas juninas na mira do TCE-PB: órgão alerta sobre cautela nos gastos e uso correto dos recursos públicos

PUBLICIDADE

Com o início em algumas cidades e a aproximação das festas juninas em outras, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) emitiu um alerta direcionado aos gestores municipais sobre a necessidade de rigor e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos destinados à realização desses eventos.

O órgão reforça que os investimentos voltados às festividades não podem, em hipótese alguma, comprometer áreas essenciais, como saúde, educação, pagamento da folha de pessoal e quitação com fornecedores.

De acordo com o presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, é fundamental que os gestores observem atentamente as Resoluções Normativas e decisões recentes da Corte de Contas, que estabelecem parâmetros claros para a realização de despesas dessa natureza, buscando equilíbrio entre a preservação das tradições culturais e o atendimento às necessidades prioritárias da população.

O Tribunal ressalta que a realização de festas com recursos públicos só é admissível quando houver interesse público devidamente comprovado, seja pela expressiva tradição cultural do evento, seja pelo potencial de geração de receita, especialmente por meio do turismo. Municípios que estejam sob situação de emergência ou de calamidade pública devem se abster totalmente dessas despesas.

O TCE-PB também lembra que todas as contratações devem obedecer rigorosamente aos dispositivos da Lei nº 14.133, de 2021, o novo marco legal das licitações e contratos administrativos. Essa legislação impõe critérios mais rigorosos de transparência, planejamento e fiscalização no uso dos recursos públicos.

O alerta também aponta as consequências para os gestores que descumprirem as normas. Aqueles que realizarem contratações sem respaldo legal, ou que comprometam a saúde financeira do município, estão sujeitos a multas, sanções administrativas e à devolução dos valores aplicados de forma irregular.

O TCE-PB reconhece a importância das festas juninas, que além de representar um patrimônio cultural imaterial da Paraíba, são responsáveis por fomentar o comércio, a rede hoteleira, a gastronomia e outros setores econômicos locais. No entanto, o Tribunal alerta que a preservação da cultura deve caminhar lado a lado com a responsabilidade fiscal e o respeito às prioridades públicas, garantindo que as celebrações não prejudiquem serviços essenciais à população.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Repercussão nacional: Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025

UEPB define novo calendário acadêmico nesta terça-feira; expectativa é de que aulas voltem só em 2026

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve definir amanhã, terça-feira (9), o novo calendário acadêmico…

8 de dezembro de 2025

Você viu? Cabo Gilberto foi o único da PB a apoiar PEC que extingue Justiça do Trabalho

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende extinguir a Justiça do Trabalho e…

8 de dezembro de 2025

Pai morre e filhos ficam feridos após moto atingir estrutura na BR-230, em João Pessoa

Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…

8 de dezembro de 2025

Procissão de Nossa Senhora da Conceição deve reunir multidão em CG nesta 2ª

Fé, devoção e oração. A Diocese de Campina Grande, celebra nesta segunda-feira (08), o ápice…

8 de dezembro de 2025

Feriado: Frota de ônibus de João Pessoa vai contar com operação especial nesta segunda

Mesmo com o feriado desta segunda-feira (8), a Prefeitura de João Pessoa ajustou a operação…

8 de dezembro de 2025