Categorias: Paraíba

Feriadão terá ações integradas de combate à violência na Paraíba

PUBLICIDADE

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) da Paraíba inicia nesta quinta-feira (17), por meio de seus órgãos operativos, a Operação Semana Santa 2019, que vai empregar efetivos das Polícias Militar, Civil, e do Corpo Bombeiros até o domingo de Páscoa. A ação, que envolve um efetivo superior a 6 mil homens e mulheres, visa executar trabalhos de prevenção e repressão qualificadas durante o período de feriado prolongado.

A Polícia Militar vai utilizar um efetivo 4.634 homens e mulheres e 1.500 viaturas, que serão dispostos principalmente na região metropolitana da capital, Campina Grande, de Patos e demais cidades polos do Sertão. Serão cobertos 33 eventos religiosos e intensificados os trabalhos de abordagens a pessoas e veículos, blitzen, checkpoints, em locais propícios à situação de vulnerabilidade social. A escolha dos chamados ‘pontos quentes’ é definida com base em um estudo de geoprocessamento realizado pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Assessoria de Ações Estratégicas da Sesds.

Durante o feriado prolongado, a PM ainda vai utilizar todas as modalidades de policiamento: a pé, motorizado, canil, choque, policiais do Batalhão Ambiental, Ciclo Patrulha, Rádio Patrulha, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Cavalaria, Companhia Especializada de Atendimento ao Turista (Ceatur), entre outras.

O Corpo de Bombeiros Militar vai empregar um efetivo de 668 homens e mulheres durante toda operação, em uma média diária de 167 bombeiros, com auxílio de 57 viaturas operacionais e administrativas. Do litoral norte ao litoral sul, serão ativados 16 postos de guarda-vidas com o apoio de quatro embarcações itinerantes.

A atuação ocorrerá nos principais polos do Estado, abrangendo toda região metropolitana, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras e Sousa, entre outras cidades, bem como em 12 principais grandes eventos da Semana Santa, com ações preventivas, de acordo com direcionamento das Dioceses e Paróquias das regiões.

Serão realizadas ainda blitzen preventivas e educativas, a fim de orientar a população quanto aos principais riscos durante o feriado prolongado, seja no trânsito, em área urbana ou para quem irá pegar a estrada, seja aos banhistas que desejarem utilizar os ambientes aquáticos. A instituição também irá atuar em pontos base nas principais rotas de circulação de veículos, com o objetivo de reduzir o tempo resposta nos atendimentos às ocorrências, e vai realizar perícias, vistorias técnicas e inspeções nos locais onde ocorrerão os principais eventos religiosos da Semana Santa.

Responsável pelo trabalho investigativo, a Polícia Civil terá 718 homens e mulheres trabalhando em delegacias no Estado, entre delegados, agentes de investigação, escrivães de polícia, agentes operacionais e servidores do Instituto de Polícia Científica (IPC), com a presença de 133 viaturas.

Na 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC), que abrange a capital e os litorais sul e norte, o atendimento à população acontecerá na Central de Flagrantes, 6ª Delegacia Distrital de Santa Rita, 9ª e 12ª  Delegacias Distritais (Mangabeira e Manaíra) e Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) para registro de ocorrências, e ainda nas delegacias de Alhandra, Sapé e Mamanguape. Ainda estarão de plantão equipes das delegacias especializadas de Homicídios, Infância e Juventude, Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher. Na 2ª SRPC, que abrange a região de Campina Grande, o plantão será na Central de Polícia, na Delegacia de Atendimento Especializado a Mulher, e nas cidades de Guarabira, Itabaiana, Solânea, Queimadas, Esperança, Picuí, Cuité e Monteiro.

No Sertão, os polos de plantão serão localizados na Central de Polícia de Patos, na Deam, e nos municípios de Teixeira, Santa Luzia, Princesa Isabel, Itaporanga, Conceição, Piancó, Catolé do Rocha, São Bento, Sousa, Cajazeiras, Uiraúna e São José de Piranhas.

190, 193, 197 e Delegacia On-line – Como mais canais de atendimento ao cidadão, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social disponibiliza o número 190, para comunicar qualquer tipo de ocorrência à Polícia Militar; o 193, que atende situações de resgates, acidentes, colisões, incêndios e outras emergências relacionadas à vida; e o Disque Denúncia (197), que recebe da população denúncias anônimas, com total sigilo e de forma gratuita. Nos casos de ocorrências simples, sem violência, a população pode contar com o serviço da Delegacia On-line (www.delegaciaonline.pb.gov.br).

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleições 2024: eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Prefeito de Itatuba agradece ao Senador Veneziano obras de pavimentação: “Tem dado total apoio ao nosso município”

O prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda (MDB), expressou nesta semana a sua gratidão o vice-presidente…

28 de abril de 2024

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024