Um fenômeno raro no Nordeste foi observado nem algumas cidades da Paraíba na quarta-feira (9), de acordo com Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon). O fenômeno se chama “pilar solar” e foi visto como uma coluna de luz na direção do pôr do sol.
Na Paraíba, o fenômeno foi visto, pelo menos, em João Pessoa e Pilar. Mas o “pilar solar” também foi observado em Pernambuco e no Ceará.

Segundo Marcelo Zurita, o pilar solar é um fenômeno óptico formado pela reflexão da luz em cristais de gelo nas nuvens mais altas presentes na atmosfera terrestre. “Um pilar de luz toma a aparência de estreitas colunas que se estendem verticalmente acima e/ou abaixo da fonte de luz”, explica.

Conforme relata Marcelo Zurita, o pilar solar se trata de um fenômeno muito comum em locais frios, mas raro de se ver no Nordeste. Dependendo da intensidade, o pilar solar pode vir acompanhado de halos, arco tangentes e parélios, todos eles formados a partir do reflexo da luz solar nos cristais de gelo.

Redação com G1

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PSOL critica vereadora Eliza Virgínia por tentar polemizar religião e carnaval

Em texto publicado em suas redes sociais, o presidente estadual do PSOL da Paraíba, Tárcio Teixeira, criticou o que classificou de oportunismo eleitoral, adotado pela vereadora de João Pessoa, Eliza…

Em março, José Ricardo Porto tomará posse como presidente do TRE-PB

No próximo mês, a nova Mesa Diretora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para o ano de 2020tomará posse. O desembargador  José Ricardo Porto será empossado ao cargo de…