Um fenômeno raro no Nordeste foi observado nem algumas cidades da Paraíba na quarta-feira (9), de acordo com Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon). O fenômeno se chama “pilar solar” e foi visto como uma coluna de luz na direção do pôr do sol.
Na Paraíba, o fenômeno foi visto, pelo menos, em João Pessoa e Pilar. Mas o “pilar solar” também foi observado em Pernambuco e no Ceará.

Segundo Marcelo Zurita, o pilar solar é um fenômeno óptico formado pela reflexão da luz em cristais de gelo nas nuvens mais altas presentes na atmosfera terrestre. “Um pilar de luz toma a aparência de estreitas colunas que se estendem verticalmente acima e/ou abaixo da fonte de luz”, explica.

Conforme relata Marcelo Zurita, o pilar solar se trata de um fenômeno muito comum em locais frios, mas raro de se ver no Nordeste. Dependendo da intensidade, o pilar solar pode vir acompanhado de halos, arco tangentes e parélios, todos eles formados a partir do reflexo da luz solar nos cristais de gelo.

Redação com G1

Total
3
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Banhistas devem evitar três praias do Litoral paraibano; saiba quais

Os banhistas, durante este final de semana, deverão evitar três praias do Litoral da Paraíba, de acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Segundo o órgão, os…

Orla de JP terá caminhada contra a violência às mulheres neste domingo

O núcleo do ‘Grupo Mulheres do Brasil’ na Paraíba vai promover, na manhã do próximo domingo (8/12), uma caminhada pelo fim da violência contra as mulheres e panfletagem sobre o…