A Paraíba o tempo todo  |

Famílias pedem urgência na reconstrução de ponte, na zona rural de Pilar

Cerca de 800 pessoas das comunidades rurais Juruá, Jacaré de baixo e Cipual, no município de Pilar, no Agreste, estão pedindo urgência das autoridades para a reconstrução da ponte sobre o riacho Mogeiro, que foi destruída pela chuva no início do ano e deixou as famílias ilhadas. As famílias se reuniram, no final de semana, com o deputado Estadual Frei Anastácio para elaborar estratégias de luta no sentido de sensibilizar as autoridades em relação ao problema.

Frei Anastácio disse que a prefeitura de Pilar tentou fazer um paliativo, depois que as famílias denunciaram que estavam ilhadas desde fevereiro. “Mas, o que foi realizado não resolve o problema. A ponte tem que ser reconstruída para as famílias poderem escoar a produção agrícola e trafegar com seus carros, e até socorrer os doentes”, disse Frei Anastácio que esteve no local a convite dos moradores.

As famílias também estão aguardando providências do Ministério Público Estadual no sentido de que a prefeitura seja acionada para reconstruir a ponte, que fica no assentamento da reforma Agrária Nova Conquista. “Essas famílias plantam milho, feijão, hortaliças e várias outras culturas. Sem a ponte a produção não tem como ser transportada, em grande quantidade, pelos pequenos agricultores e assentados da reforma agrária”, destacou.

Ponte inacabada

Frei Anastácio denuncia ainda que existe o projeto de outra ponte no local, que iria resolver o problema. “O projeto de R$ 380 mil teve apenas a construção das duas cabeceiras e nada mais. Foi iniciado em 2016, na gestão da prefeita Virgínia Veloso Borges. Na administração seguinte, do atual prefeito José Benício Neto (Benicinho), a obra continua abandonada coberta pelo mato, e a ponte velha foi arrombada pela chuva. As pessoas que necessitam de socorro de saúde têm que atravessar no que restou da ponte, contratando motoboy ou alternativos. Os carros ficam de um lado da ponte, e a viagem segue em outro veículo do outro lado”, lamentou.

Durante o final de semana, Frei Anastácio também participou de reunião com os posseiros da fazenda Alvorada/Retirada, em Caaporã. O objetivo foi discutir questões relativas à Energia para as 38 famílias que moram e trabalham na área há 17 anos. Frei Anastácio cumpriu ainda agenda religiosa e participou do encerramento das celebrações, do mês de Maio, na Comunidade Village de Jacumã, no Conde.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe