A Paraíba o tempo todo  |

FAKE: vídeo de enchente levando carros, atribuído a Sapé, foi em São Paulo

Devido às fortes chuvas que caem em algumas cidades da Paraíba, desde essa quinta-feira, dia 13, muitos vídeos e fotos de transtornos e tragédias que teriam sido causados pela força das águas circulam com mais intensidade nas redes sociais e aplicativos de conversa.

Na manhã desta sexta-feira, dia 14, um vídeo que mostra carros sendo arrastados e lojas sendo inundadas enquanto populares assistem atônitos à toda destruição foi propagado como sendo na cidade de Sapé, na Mata paraibana.

Porém, a reportagem do PB Agora verificou que a história é mais uma fake news.

O vídeo na verdade foi gravado em novembro de 2020 durante uma forte chuva que durou cerca de uma hora e causou grandes estragos na cidade de São Carlos, em São Paulo. De acordo com as informações choveu 138 milímetros durante o intervalo de 1 hora.

O PB Agora ressalta a importância da checagem dos fatos antes do compartilhamento da informação, haja vista as fake news já viraram um problema mundial capaz de afetar pessoas, instituições e gestões públicas.

Hoje em dia é muito simples checar se uma determinada informação é verdadeira, ou não, através da própria internet.

Vale ressaltar ainda que dependendo do conteúdo, da proporção que a informação falsa tomar e das pessoas que ela atinge, os responsáveis por compartilhar a fake podem pagar na Justiça pelo seu ato.

Confira o vídeo com a informação verdadeira:

PB Agora

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      15
      Compartilhe