Expotec 2024: ALPB premia municípios paraibanos com destaque em índices de Desenvolvimento Sustentável

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) premiou, nesta sexta-feira (9), durante a Expotec 2024, os municípios paraibanos que se destacaram e obtiveram os melhores indices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas respectivas regiões geoadministrativas, de acordo com os indicadores monitorados pela Plataforma de Territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Paraíba (ODS-PB). Os municípios que obtiveram os melhores indicadores receberam do presidente da Casa, Adriano Galdino, a Comenda Município Sustentável e o Selo Município Sustentável.

João Pessoa, Solanea, Olivedos, Pedra Lavrada, Gurjão, São José dó Sabugi, Pedra Branca, Belém do Brejo do Cruz, São João do Rio do Peixe, Vieiropólis, Manaíra, Pedras de Fogo, Aparecida e Mamanguape estão entre os municípios premiados.

Durante a solenidade, o presidente Adriano Galdino ressaltou que a iniciativa da ALPB, em parceria com diversas instituições, visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis em todo o Estado. “A Comenda e o Selo Município Sustentável é uma medida inovadora e tem como objetivo reconhecer e premiar os gestores municipais e os respectivos municípios paraibanos com os melhores Índices de Desenvolvimento Sustentável – IDS, nas regiões geoadministrativas a que pertencem, a partir dos indicadores”, explicou.

Assembleia Cidadã

Adriano Galdino também destacou que a Assembleia da Paraíba recebeu este ano o prêmio Assembleia Cidadã, com o projeto do Plano de Adesão da Casa à Agenda 2030 da ONU (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que tornou o Legislativo paraibano pioneiro entre o poder legislativo do Brasil nesta iniciativa. O projeto foi elaborado e idealizado pelo ex-deputado Buba Germano, que estava presente na solenidade de premiação, e pelo ex-secretário Legislativo da Assembleia, Guilherme Benício, falecido em setembro de 2023.

A Agenda 2030 é um plano de ação global para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

O documento foi elaborado e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA), em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros. A Plataforma ODS-PB é resultado de um esforço conjunto interinstitucional, envolvendo a Assembleia Legislativa da Paraíba, a Universidade Federal da Paraíba, e o Governo do Estado, que objetiva monitorar de forma sistemática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e Regiões Geoadministrativas (RGAs) paraibanas.

Últimas notícias

Transporte público da capital contará com operação especial para o feriado de Tiradentes

Com o objetivo de garantir o deslocamento dos usuários do transporte público, a Superintendência Executiva…

19 de abril de 2026

Fábrica clandestina de armas é desarticulada em comunidade de João Pessoa

A Polícia Militar desarticulou um esquema criminoso que utilizava uma casa, na comunidade Jardim Mangueira,…

19 de abril de 2026

Segunda temporada de série com atores paraibanos e gravada em Cabaceiras estreia essa semana em plataforma de streaming

A série "Cangaço Novo", produção do Prime Video gravada em grande parte na cidade de…

19 de abril de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para todas as cidades da Paraíba

Todas as cidades da Paraíba estão sob alerta de chuvas intensas neste domingo (19). O…

19 de abril de 2026

Piloto de helicóptero que caiu em Campina Grande é preso após polícia identificar que ele não tinha habilitação para voar

O empresário que pilotava o helicóptero que caiu ontem, no bairro do Mirante em Campina…

19 de abril de 2026

João Pessoa e Cabedelo vão ficar sem água esta semana durante limpeza de reservatórios da Cagepa

Moradores de vários bairros de João Pessoa e em Cabedelo vão enfrentar interrupção no abastecimento…

19 de abril de 2026