Categorias: Paraíba

Ex-secretário de Maranhão diz que água não chega em Boqueirão em 2017

PUBLICIDADE

Pessimismo. Contrariando as previsões do Ministério da Integração Nacional, o ex secretário de Recursos Hídricos da Paraíba na gestão de José Maranhão, professor Francisco Sarmento, se mostrou cético em relação a chegada das águas do Rio São Francisco no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.

Francisco Sarmento que é especialista em recursos hídricos e foi um dos responsáveis pela construção da barragem de Camará em Alagoa Nova, afirmou que se a vazão das águas da transposição continuar do jeito que está, a água não vai chegar ao açude de Boqueirão este ano.
Segundo ele, a vazão que chega ao açude de Poções, em Monteiro, é insuficiente para que a água chegue em tempo hábil a Boqueirão.

– O governo federal não divulga quanto é a vazão. Mas, você pode fazer um cálculo hidráulico e isso levaria, aproximadamente, de 150 a 200 litros por segundo. É uma estimativa bastante realista e é visível a olho nu. Do dia da inauguração até o dia 19 de março o nível de água caiu estupendamente, em função da possibilidade de encher a barragem de Barreiro, a de Campos e a de Barro Branco. A Barreiro rompeu e as outras duas não romperam porque as providências chegaram a tempo. Isso aconteceu porque as barragens devem ser enchidas e monitoradas ao mesmo tempo. Isso não pode ocorrer devido ao prazo político determinado – pontuou.

Francisco destacou que com a vazão atual a água não chegará a tempo para ‘salvar’ Campina Grande de um colapso.

– A única bomba ligada é a que restou na EBV6. A bomba da EBV5 está desligada e, se ela está desligada, a EBV1, EBV2, EBV3 e EBV4 também estão desligadas, do contrário a água estaria transbordando na estação 5. O que eu vi no domingo, a água não chega nem daqui para o fim do ano. Basta olhar para a vazão no Açude de Poções. Não precisa ser especialista para fazer essa conta – alertou.

REAÇÃO DE JOÃO FERNANDES – Em resposta a Sarmento, o presidente da Agência Executiva das águas, João Fernandes, confirmou a pouca vazão e disse que a bomba quebrada é responsável pela diminuição da liberação das águas.

 Durante entrevista a Rádio Campina FM, ele destacou que espera a regularização da situação e que técnicos monitoram os reservatórios.

– Dois diretores da Aesa, acompanhados de técnicos da área de engenharia, estão nas obras para medir a água que sai de Campos, que chega a Monteiro e a que está chegando em Camalaú. Por outro lado, o ministério recebe a notícia de que a bomba que estava quebrada foi para o conserto. A vazão inicial devia ser nove metros cúbicos por segundo, mas, no primeiro dia, baixou para quatro e posteriormente apenas 1,8 metros – contou.

João Fernandes disse também que o natural seria a liberação de nove metros cúbicos por segundo, que não é o a atual liberado, e que se não for regularizado o problema, haverá atraso em Boqueirão.

– Se não aumentar o volume de água e a mãe natureza não ajudar, não vai chegar em grandes quantidades mesmo. Se eu estou recebendo um quarto, é preciso duplicar ou quadruplicar – explicou.

 

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ateliê Multicultural sofre 4º arrombamento em menos de um mês no Centro Histórico

O artista Elioenai Gomes, conhecido como Nai, denunciou que seu Ateliê Multicultural, localizado no Centro…

4 de janeiro de 2026

Mais de cem produtos vencidos são apreendidos em supermercado de CG

O Procon de Campina Grande apreendeu na última sexta-feira (02), um total de 108 produtos…

4 de janeiro de 2026

Efraim Filho admite possibilidade de acordo com Cícero em eventual 2º turno: “Se o compromisso for recíproco”

O senador Efraim Filho promoveu nesse sábado (03), em Cabedelo, uma confraternização com aliados políticos…

4 de janeiro de 2026

Adolescente de 16 anos é morta dentro de casa em João Pessoa

Uma adolescente de 16 anos foi morta a tiros dentro da própria residência, localizada no…

4 de janeiro de 2026

João Azevêdo condena ataques à Venezuela e defende a soberania e a paz: “A força nunca vai substituir a diplomacia”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, se pronunciou neste sábado (03) sobre os ataques realizados…

4 de janeiro de 2026

Adriano Galdino critica ação militar dos EUA na Venezuela e alerta para risco ao Direito Internacional

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), manifestou preocupação com…

4 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464