Apesar das chuvas já terem começado a cair em diversas regiões da Paraíba, a situação provocada pela extrema estiagem ainda não foi superada. Segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura, até o final da semana o governador Ricardo Coutinho deve decretar situação de emergência em mais 25 municípios do Estado, elevando o total para 195 municípios prejudicados pela seca.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), os meses de março e abril foram os mais secos do ano. As regiões mais atingidas são o Sertão, o Cariri e o Curimataú. Das 170 cidades que já decretaram situação de emergência, pelo menos 70 poderão não receber os benefícios pois não apresentaram a documentação necessária para comprovar a necessidade.
Sem o reconhecimento de emergência pelo Governo Federal, os municípios não têm acesso a políticas como a Bolsa Estiagem e o Crédito Agrícola.
Nessa quarta-feira (23), o governador Ricardo Coutinho e os secretários estaduais se reuniram com deputados e representantes da Defesa Civil nacional e estadual para discutir medidas de enfrentamento da seca. Durante a reunião, Coutinho informou que alguns recursos já estão sendo aplicados, mas reconheceu que ainda são insuficientes.
Entre as providências tomadas pelo governo estão a contratação de carros pipa para o abastecimento das cidades e o fornecimento de cestas básicas à população.
Redação com NE10
O desfile do bloco Muriçocas do Miramar, que será realizado nesta quarta-feira (11) à noite,…
A pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado ganhou adesões relevantes neste…
Governo dos EUA disse que um funcionário fez a postagem. O vídeo racista postado na…
A presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada Cida Ramos, comentou nesta sexta-feira…
Durante a madrugada deste sábado (7), policiais penais que atuam na Penitenciária Padrão de Campina…
Na manhã deste sábado (7), um carro com sete ocupantes saiu da pista e capotou…