O procurador-Geral do Estado, Gilberto Carneiro, questionou na tarde desta sexta-feira (31) a decisão do Conselho Nacional de Justiça em determinar que o Governo do Estado aumente o repasse de precatórios para o Tribunal de Justiça da Paraíba.
O Conselho Nacional de Justiça realizou uma inspeção de rotina, que o Blog do jornalista Heron Cid teve acesso, e determinou a elevação dos repasses do Governo do Estado ao Tribunal de Justiça para pagamento de precatórios. O CNJ entende que os novos cálculos devem seguir as regras da emenda constitucional 94/2016 e 99/2017. Por essa regra, o repasse salta de R$ 11,3 milhões – valor de decisão recente do TJ – para cerca de R$ 20 milhões/mês.
“O CNJ é órgão Nacional de Justiça, não pode impor obrigações a terceiros que não se encontram no seu rol de competência. Ademais, o Estado está acobertado por um acórdão do próprio Tribunal de Justiça da Paraíba que fixa os valores dos repasses mensais. Então pergunta-se: qual hierarquia de competência deve ser obedecida? O de uma decisão administrativa que não pode ter efeitos jurídicos para terceiros ou de uma decisão judicial colegiada do próprio TJ?”, indagou.
Redação
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais
Em entrevista à mídia nacional o presidente do PT, Edinho Silva, afirmou ontem (05), que…
Fortes precipitações chuvosas acompanhadas de ventos, trovões e raios intensos, causaram danos na cidade de…
Confete e serpentina para um bloco que não usa cordão de isolamento nem abadá. Um…
Ao discursar na sessão que marcou a retomada dos trabalhos legislativos de 2026 na Câmara…
O estado da Paraíba alcançou o primeiro lugar no ranking nacional proporcional de aprovação no…
Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…