O Governo do Estado, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), abre as inscrições para o Curso de Atualização em Saúde Mental, Álcool e outras drogas. A formação será realizada na modalidade Ead, 100% à distância, e é voltada para trabalhadores da saúde, em especial os da Atenção Básica, interessados em aprimorar suas estratégias no cuidado aos portadores de transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas.
As inscrições vão de 18 a 25 de outubro. Os interessados devem encaminhar a ficha de inscrição, o termo de compromisso do gestor e cópia de um documento com foto para o email casmadpb@outlook.com.
Estão sendo oferecidas 500 vagas, seguindo os seguintes critérios: seis (06) participantes de Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Tacima e Tavares – municípios de pequeno porte, sem Serviços CAPS implantado e com maior índice de suicídios notificados no ano de 2017, até 15 de outubro – totalizando 24 participantes; quatro (04) participantes por município com população menos que 10 mil habitantes e sem serviços CAPS implantados – totalizando 476 participantes de 119 municípios.
A formação contempla os egressos do Curso Caminhos do Cuidado, ampliando-se para toda equipe da ABS, de modo a garantir informações homogêneas que poderão, durante o curso, serem aprofundadas, de acordo com o grau de interesse, conhecimento e necessidade sentida por cada profissional. O curso de Atualização em Saúde Mental, Álcool e outras drogas é desenvolvido via internet, em seis módulos, com Carga Horária de 60 horas, distribuídas em até dez semanas.
“O objetivo desse curso é desmistificar o cuidado em saúde mental, facilitando com que os trabalhadores da ABS reconheçam e intervenham sobre quadros de sofrimento psíquico, aqui incluída a atenção à pessoa em uso prejudicial de álcool e outras drogas, identificando competências de cuidado que já são utilizadas e construindo novas ferramentas que auxiliem nos desafios apresentados pelo campo. O curso busca qualificar o nível de atualização dos trabalhadores de nível médio e superior das equipes da estratégia da família”, explicou a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da SES, Shirlene Queiroz.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, foi flagrado em vídeo cometendo…
A Associação Campinense de Imprensa (ACI) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do jornalista…
O religioso Frei Gilson se apresenta neste sábado (27), no Busto de Tamandaré, no projeto…
O religioso Frei Gilson já está em João Pessoa para participar do Celebra João Pessoa…
João Pessoa contará com uma operação especial de trânsito e transporte público neste sábado (27),…
Um homem de 37 anos foi assassinado nesta sexta-feira (26), no município de Serra Branca,…