Por pbagora.com.br

Mais de 35% dos municípios paraibanos estão em estado de emergência. São cerca de 300 mil pessoas em 79 cidades que estão sofrendo com a falta d’água e dependendo da entrega de 219 carros-pipa. Somente a Operação Pipa do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado de Campina Grande (BIMtz), é responsável por levar diariamente mais de 1,2 milhões de litros de água para 70% destes municípios que estão em situação crítica.

O capitão Castelo Branco, que coordena o programa, informou que das 60 cidades que ficam sob a jurisdição de Campina Grande, apenas cinco não decretaram estado de emergência. O capitão informou que a Operação existe desde 1998 e que, neste ano, as primeiras solicitações de municípios com falta de água foram feitas ainda no mês de dezembro do ano passado.

“Desde o final do ano, a quantidade veio aumentando e atualmente estamos abastecendo 55 cidades nas áreas da Borborema, Brejo, Curimataú e Cariri”, revelou o capitão. Para abastecer as localidades atingidas pela seca, os “pipeiros” retiram água de quatro mananciais: no açude Gravatá, no UR9, em Santa Rosa, açude Caraibeira, em Picuí e açude Camalaú, no Cariri.

Correio da Paraíba

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PB Agora/Datavox: 65,7% aprovam gestão de Zé Mangueira, em Triunfo

A administração do prefeito de Triunfo, Zé Mangueira, do PTB, foi aprovada por 64,7% dos entrevistados na pesquisa PB Agora/Datavox, realizada entre os dias 31 de julho e 1º de…

Governo convoca profissionais para referências Covid e abre edital para médicos no Hospital de Trauma JP

O Governo da Paraíba divulgou, neste sábado (8), a lista de convocação de profissionais de saúde para atuar nos serviços de referência no combate à Covid-19. A relação apresentada se…