Mais de 35% dos municípios paraibanos estão em estado de emergência. São cerca de 300 mil pessoas em 79 cidades que estão sofrendo com a falta d’água e dependendo da entrega de 219 carros-pipa. Somente a Operação Pipa do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado de Campina Grande (BIMtz), é responsável por levar diariamente mais de 1,2 milhões de litros de água para 70% destes municípios que estão em situação crítica.

O capitão Castelo Branco, que coordena o programa, informou que das 60 cidades que ficam sob a jurisdição de Campina Grande, apenas cinco não decretaram estado de emergência. O capitão informou que a Operação existe desde 1998 e que, neste ano, as primeiras solicitações de municípios com falta de água foram feitas ainda no mês de dezembro do ano passado.

“Desde o final do ano, a quantidade veio aumentando e atualmente estamos abastecendo 55 cidades nas áreas da Borborema, Brejo, Curimataú e Cariri”, revelou o capitão. Para abastecer as localidades atingidas pela seca, os “pipeiros” retiram água de quatro mananciais: no açude Gravatá, no UR9, em Santa Rosa, açude Caraibeira, em Picuí e açude Camalaú, no Cariri.

Correio da Paraíba

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

TCE-PB alerta PMJP e pede verificação de contratação temporária de servidores

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) publicou nesta segunda-feira (20), em seu Diário Oficial Eletrônico (DOE), dois alertas à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tratando de…

Concursos que oferecem 555 vagas de emprego na Paraíba estão com editais abertos

Pelo menos 555 vagas são oferecidas em cinco editais de concursos e seleções publicados na Paraíba, nesta semana de 19 a 26 de janeiro. Concurso da Prefeitura de Sapé Vagas:…