A Paraíba o tempo todo  |

Estacine homenageia o cinema nacional e o Dia do Músico

O Projeto Estacine, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano, vai comemorar duas datas neste mês de novembro. Aos sábados, o Estacine Mundi faz uma homenagem ao Dia do Músico (22) e exibe filmes de diferentes países que demonstram o amor pela música. Já aos domingos, o Estacine Cult vai exibir quatro películas de renomados diretores nacionais em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro (5).

As exibições acontecem às 16h, no miniauditório I da Estação das Artes, e tem entrada gratuita. Os filmes exibidos no Projeto Estacine são resultado de uma parceria entre a Estação Cabo Branco, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a vídeo locadora Kauai, com a proposta de promover a cultura e o entretenimento através da Sétima Arte.

Mostra Música, uma paixão – O filme que abre a mostra em homenagem aos músicos neste sábado (3) é a comédia dramática “O Concerto”, uma co-produção entre França, Itália, Romênia, Bélgica e Rússia. Para os amantes de uma boa produção cinematográfica e, sobretudo, de boa música, este é o filme certo, que apresenta o Concerto para Violino e Orquestra de Tchaikovsky de forma tocante.

A história narra à vida do músico Andrei Filipov, antigo maestro da Orquestra Bolshoi, que perdeu seu posto por defender seus músicos judeus durante o comunismo. Andrei passa a trabalhar como faxineiro no teatro e após 30 anos é convidado a tocar no Teatro du Châtelet, em Paris. Decide, então, reunir seus antigos músicos e a bela solista Anne-Marie Jacquet para uma espécie de vingança musical.

Mostra Grandes Nomes Nacionais – O diretor que abre a mostra em homenagem ao cinema brasileiro neste domingo (4) é o paulista Fernando Meireles. Em “Domésticas”, de 2001, ele se junta a Nando Olival para mostrar a realidade daquelas mulheres que trabalham todos os dias em casas de família, mas que quase não são notadas. A contrastante vida de trabalhar em casas de classe média e morar em bairros menos favorecidos nos convida a repensar a forma como essas trabalhadoras são tratadas em nosso país.

Nascido em São Paulo, em 1955, Fernando Meireles teve seu primeiro contato com a arte de filmar aos 12 anos, quando ganhou uma câmera do pai. Nos anos 1980, fundou a produtora independente Olhar Eletrônico, produzindo para a televisão programas como o infantil ‘Rá-Tim-Bum’ e alguns humorísticos.

No início dos anos 2000 levou para o cinema a adaptação do livro “Cidade de Deus”, de Paulo Lins. O filme teve grande repercussão nacional e internacional, chegando a ser indicado a quatro Oscars, incluindo de Melhor Diretor. Começou, então, sua carreira internacional, dirigindo filmes como “O Jardineiro Fiel” (2005), vencedor do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Rachel Weisz) e outra adaptação literária, “Ensaio Sobre a Cegueira” (2008), de José Saramago.

Serviço:
 

Estacine Mundi – Mostra Música, uma paixão
 

Filme: ‘O Concerto’
 

Data: Sábado (3)
 

Hora: 16h
 

Classificação: 10 anos

Estacine Cult – Mostra Grandes Nomes Nacionais
 

Filme: ‘Domésticas’
 

Data: Domingo (4)
 

Classificação: 12 anos
 

Hora: 16h
 

Local: Miniauditório I da Estação das Artes

Informações: 3214.8303/ 3214.8270

 

PBAgora

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe