Estação Cabo Branco tem programação diária e gratuita alusiva ao Dia da Criança

Mais de 60 crianças participaram nesta terça-feira (10) do segundo dia da programação da Estação Brincar, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, no bairro do Altiplano, alusiva ao Dia da Criança (12). A Semana da Criança foi aberta na segunda-feira (9) e se estende até quinta-feira (12). As atividades começam às 9h e se estendem até as 14h e incluem oficinas de mágica, musicalização e contação de história, visitação as exposições e telas, além de dança e outras ações culturais gratuitas e abertas ao público.

Na programação desta terça-feira (10), além da contação de histórias e outras atividades lúdicas, crianças do Grupo de Dança de Coco da Escola Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado, no bairro Paratibe, apresentaram o projeto Chão do Quilombo para o Chão da Escola, um resgate a cultura sobre o coco de roda.

Professores e gestores dos Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEI) de João Pessoa enalteceram a importância da Estação Brincar para que os alunos da Rede Municipal de Ensino compreendam o que é arte. Para eles, essas atividades fora das salas de aula são fundamentais para estimular e incentivar o desenvolvimento das habilidades voltadas para a arte na pré-escola, bem como para que compreendam o trabalho construído nos Centros de Ensino do Município.

“Levar a criança para vivenciar a arte traz inúmeros benefícios. Aos três anos, elas vivenciam esse contato pela primeira vez e quando saem daqui vão contar suas histórias em casa, aos coleguinhas, melhorando as relações dentro e fora da sala de aula”, destaca a professora Elizabete Batista Mendes, do CMEI Adalgisa Vieira, localizado em Cruz das Armas, e que foi prestigiar nesta terça-feira (10), o segundo dia da programação do Estação Brincar.

Marluzia Malta, gestora do CMEI Adalgiza Vieira, disse que atividades como esta trabalham todo o pensar da criança, dando expansão ao seu imaginário. “É um mundo novo para ela e essa experiência será dividida com os pais, com os coleguinhas. A partir de programações assim ela começa a se desenvolver, a ter mais criatividade. Trata-se de um mundo mágico que a sala de aula não vai ser suficiente para que ela descubra o que é conviver com a arte desde cedo”, afirmou.

A professora Dislene Soares, da Escola Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado, no bairro Paratibe, disse que a experiência vivida nessas atividades extra classe traz um rico aprendizado para os alunos, “isto, porque não existe o ensinar apenas, porque tudo parte da experiência do viver, do tocar. Não tem como fazer a Educação Infantil sem trabalhar com a arte, sobretudo, sendo uma escola quilombola. É um momento gratificante ver nossas crianças como protagonistas nessa experiência”.

Serviço – A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, localizada no bairro do Altiplano, está aberta à visitação para o público em geral de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, com entrada gratuita. O espaço segue também atendendo as instituições de ensino pública e privada para visitação, através de agendamento no seguinte endereço eletrônico: linktr.ee/estacaocabobranco

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026