Categorias: Paraíba

Estação Cabo Branco conta com seis exposições em João Pessoa

 Na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa, o público vai poder conferir seis exposições neste domingo (3). A entrada é gratuita e as exposições podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 9h até 21h. Sábados, domingos e feriados de 10h as 21h.

No segundo pavimento da Torre Mirante o visitante vai encontrar 34 telas de art naiff de autoria da artista plástica, Analice Uchôa, resultado de seus 15 anos de carreira. A exposição, intitulada “Nossas Histórias”.

Analice Rodrigues Uchôa começou a pintar quando estava com 50 anos. “Surgiu de um sonho. Sonhei que estava em Paris pintando. Isso ficou na minha memória. Foi quando um grande amigo artista plástico, Carlos Djalma, disse que havia sonhado a mesma coisa e me deu três telas pequenas e fui para casa pintar” contou a artista. A pintura de Analice é primitivista e retrata o cotidiano da cidade e da vida do povo.

O termo “naif” significa a arte da pintura que se apresenta sem vínculos com a tradição erudita e convencional: é uma arte espontânea e popularesca com formas sempre figurativas e a utilização de cores vivas e puras.

Mutiversos

No primeiro pavimento da Torre Mirante continua em cartaz a exposição “Multiversos”, do artista plástico Carlos Djalma. A exposição é composta por 40 pinturas em estilo realista que resume três décadas e meia de atividade artística.

“Multiversos” é definida por Carlos Djalma como uma parte da comemoração de seus 35 anos de carreira. “É um parêntese na minha carreira, onde eu exponho apenas as últimas obras feitas em Bolonha, na Itália, e as mais recentes aqui em João Pessoa”, contou. De acordo com o artista, os quadros estão divididos por linguagem, com diferentes técnicas de pintura que vão desde pinceladas a um estilo mais realista.

Drummond

A exposição “Drummond, testemunho da experiência humana”, pertence ao Projeto Memória do Banco do Brasil. O projeto, que já prestou tributo a diversas personalidades nacionais, produzirá quatro diferentes peças sobre o escritor mineiro: um documentário sobre o poeta, cronista e escritor, um livro fotobiográfico, um conjunto pedagógico, além da própria exposição.

Química

Outra exposição de destaque é “História Química da Humanidade”, que pertence ao Espaço Ciência de Olinda (PE). Foi concebido pelo professor Antônio Carlos Pavão, com o patrocínio do CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sob a coordenação de Roberta Cristina.

No local o visitante vai encontrar 12 painéis contando a história da química por meio de experimentos científicos e ao mesmo tempo entender a humanidade e sua evolução pela química.

Eca Mostra sua cara

A exposição “Eca Mostra sua Cara” é de autoria dos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PETI/SEDES/PMJP), em parceria com o Instituto Alpargatas.

São cerca de 50 máscaras confeccionadas por crianças com idade de 7 a 15 anos. As máscaras foram produzidas este ano, mas devido ao carnaval não foi possível sair antes. A coordenadora do programa, a professora Catarina Arruda, explicou que as máscaras foram feitas utilizando apenas papel picado, cola branca, tinta guache e tinta em alto relevo.

Entre páginas

A exposição é fruto da Semana Nacional de Quadrinhos. “Entre Páginas” faz uma retomada dos trabalhos e eventos produzidos na área dos quadrinhos (“a nona arte”) por vários artistas e desenhistas ao longo do último ano. São desenhos de Mike Deodato, do Grupo Dia, Renato Guedes, Danilo Beyruth, Henrique Magalhães (da Marca de Fantasia), Ricardo Jaime, Jack Herbert e HQPB.

Serviço:

Exposições: Nossa História, Eca mostra sua cara, A história química da humanidade, Multiversos, Drummond – testemunho da experiência humana e Entre Páginas.

Local: Segundo pavimento da Torre Mirante – Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes – Avenida João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco

G1

Últimas notícias

Operação para desarticular organização criminosa no interior da PB prende 11 pessoas

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) da 9ª Delegacia…

24 de janeiro de 2026

Mais um equipamento do Smart City João Pessoa é alvo de vandalismo

Instaladas por toda a cidade pela Prefeitura de João Pessoa com foco na segurança pública,…

24 de janeiro de 2026

Recém-nascido é encontrado morto dentro de caixa de papelão em João Pessoa

Na noite dessa sexta-feira (23), moradores do bairro de Paratibe, na Zona Sul de João…

24 de janeiro de 2026

Aguinaldo Ribeiro garante ‘novidades nos próximos dias’ sobre federação entre Progressistas e União Brasil

Na Paraíba, lideranças das duas siglas especulam sobre quem vai ficar com a responsabilidade de…

24 de janeiro de 2026

Criminosos tentam aplicar golpe usando imagem de coordenador da Defesa Civil de JP

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, divulgou um vídeo nessa sexta-feira…

24 de janeiro de 2026

João Azevêdo e ministra Margareth Menezes anunciam R$ 65 milhões para a cultura paraibana 

O governador João Azevêdo e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participaram, nesta sexta-feira (23),…

24 de janeiro de 2026