O advogado especialista em direito eleitoral, Jonathan Pontes, ressaltou a necessidade de duvidar e checar qualquer informação relacionada a candidatos a cargos eletivos nas eleições deste ano. Para o jurista, conteúdo produzidos por Inteligência Artificial (IA) podem se tornar decisivos na hora do eleitor escolher a quem dar seu voto.
“Nem todo mundo tem um aplicativo que verifica [a veracidade da informação]. Nós temos uma grande maioria de eleitores e eleitoras que não estão familiarizados com a inteligência artificial. E ele pode ser responsabilizado criminalmente ou administrativamente se divulgar algo equivocado”, alertou Jonathan durante entrevista ao programa 60 Minutos, da rádio Arapuan FM, nesta sexta-feira (9).
Pontes chamou atenção para que o eleitor sempre desconfie do conteúdo que receber através de aplicativos de mensagens, principalmente, aquelas mais impactantes.
“Qualquer tipo de notícia, principalmente, aquelas que causam mais impacto. Verifiquem outras fontes, verifiquem se, de fato, é verdade. Se, por exemplo, o fulano foi demitido, se ele foi exonerado, se ele foi processado criminalmente ou não, verifiquem. Porque muita gente vai usar esse artifício para tentar queimar o adversário ou ganhar votos”, explicou o jurista.
PB Agora








