Especialista comenta desenvolvimento de ferramenta que dirá a hora certa de iniciar as plantações; PB sofre com estiagem

PUBLICIDADE

O Dia Mundial da Água, foi comemorado no dia 22 de março, trazendo uma boa notícia para os agricultores paraibanos, onde segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) em parceria com o Projeto Cooperar, foi anunciado que está na fase final de elaboração a ferramenta (Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos -Seira) que ajudará a escolher a hora certa de iniciar as plantações e as melhores culturas de plantio para cada região, com previsão de entrega até o final de julho. Mas nem tudo são flores, a Paraíba apresentou, no mês passado, 79% do seu território em situação de seca, de acordo com dados do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Segundo o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, o Seira permitirá que o agricultor programe semeaduras e colheitas com mais segurança. “Teremos 96 estações meteorológicas automáticas monitorando o tempo e o clima em toda a Paraíba. Neste momento já temos 80 em pleno funcionamento e as outras 16 estão na fase de verificação e calibração do sistema. Os paraibanos terão todas as informações na palma da mão, pois os dados ficarão disponíveis em aplicativos para os sistemas Android, IOS e também no site da Aesa”, afirmou Porfírio. O Seira é desenvolvido com recursos do Governo do Estado, em parceria com o Banco Mundial.

Seca na PB – Apesar de ainda registrar 79% do seu território em situação de seca, houve uma redução no comparativo com janeiro, quando o fenômeno alcançou 83% do estado. As chuvas registradas em fevereiro, porém, mudaram o cenário visto no primeiro mês do ano, quando a situação em parte do estado era de “seca grave”. As precipitações também reduziram as áreas que apresentaram um estágio de “seca moderada”, que passou de 61% para 20%. A condição de fevereiro é a melhor na Paraíba desde setembro de 2023.

O Monitor das Secas identificou que, entre janeiro e fevereiro de 2024, o Nordeste teve uma redução da área total com seca e passou de 92% para 83%. Segundo o relatório da ANA, esta é a menor área com seca no Nordeste desde agosto de 2023, quando o fenômeno foi registrado em 72% da região. A situação está mais preocupante em Sergipe, onde a área de seca está em 100% do território. No entanto, devido às chuvas acima da média, houve redução da seca moderada, que passou de 59% para 19%. Segundo o relatório, os impactos são de curto prazo. Outros dois estados também apresentaram índices elevados na região. A área com seca da Bahia reduziu de 99% para 91%.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Espingardas, munições e drogas são apreendidas pela PM durante ações em JP

Na noite desse sábado (13), policiais militares da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia…

14 de dezembro de 2025

Ministro Camilo Santana cumpre dois dias de compromissos na PB e entrega benefícios em CG, João Pessoa e Bayeux

O ministro da Educação, Camilo Santana, estará na Paraíba nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16)…

14 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

14 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

14 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

14 de dezembro de 2025

Romero Rodrigues reafirma voto em Veneziano, mas mantém indefinição sobre disputa ao Governo da Paraíba

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) voltou a declarar, nesta sexta-feira (12), que mantém seu…

14 de dezembro de 2025