A Paraíba o tempo todo  |

Especial Setembro Amarelo: tratamento correto e apoio da família podem ajudar na saúde mental e evitar o suicídio

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que só a prevenção pode reverter a situação de um paciente com comportamento suicida. Nove em cada dez mortes por suicídios poderiam ser evitadas. A informação, a educação, a prevenção e a perda do medo de falar sobre o assunto podem esclarecer, conscientizar e estimular diálogos e campanhas, a exemplo da Setembro Amarelo.

Compreender o sofrimento do familiar ou do amigo que apresenta o comportamento suicida é o primeiro passo para ajudá-lo. Em seguida, é importante convencê-lo a procurar tratamento psicológico com um psiquiatra ou com um psicólogo.

A psicóloga Hanna Jarine alerta que o acompanhamento desses profissionais, aliado a várias ações e atividades, poderão trazer o tratamento ideal, inclusive com o auxílio de medicamentos, se for o caso. A avaliação feita pelo profissional em saúde mental deve estabelecer ações que irão minimizar o sofrimento do paciente, levando-o a acreditar principalmente no valor que tem a sua vida.

Realizar atividades que produzam boas sensações é fundamental para trazer qualidade de vida ao paciente. Para Hanna, boas emoções e bons sentimentos são extremamente importantes para a saúde mental. “Não é só ir à terapia e tomar o remédio que o psiquiatra passa, existe um processo, um tempo que varia de acordo com cada paciente. É preciso olhar para si, se cuidar, assistir a um filme que gosta, ouvir música, fazer exercícios. A prática de atividades prazerosas é de muita relevância”, observou.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe