A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que só a prevenção pode reverter a situação de um paciente com comportamento suicida. Nove em cada dez mortes por suicídios poderiam ser evitadas. A informação, a educação, a prevenção e a perda do medo de falar sobre o assunto podem esclarecer, conscientizar e estimular diálogos e campanhas, a exemplo da Setembro Amarelo.

Compreender o sofrimento do familiar ou do amigo que apresenta o comportamento suicida é o primeiro passo para ajudá-lo. Em seguida, é importante convencê-lo a procurar tratamento psicológico com um psiquiatra ou com um psicólogo.

A psicóloga Hanna Jarine alerta que o acompanhamento desses profissionais, aliado a várias ações e atividades, poderão trazer o tratamento ideal, inclusive com o auxílio de medicamentos, se for o caso. A avaliação feita pelo profissional em saúde mental deve estabelecer ações que irão minimizar o sofrimento do paciente, levando-o a acreditar principalmente no valor que tem a sua vida.

Realizar atividades que produzam boas sensações é fundamental para trazer qualidade de vida ao paciente. Para Hanna, boas emoções e bons sentimentos são extremamente importantes para a saúde mental. “Não é só ir à terapia e tomar o remédio que o psiquiatra passa, existe um processo, um tempo que varia de acordo com cada paciente. É preciso olhar para si, se cuidar, assistir a um filme que gosta, ouvir música, fazer exercícios. A prática de atividades prazerosas é de muita relevância”, observou.

 

PB Agora

Total
2
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Corrida do Bem leva 2 mil pessoas à orla de JP e faz homenagem a Gabriel Diniz

A 3ª edição da Corrida do Bem levou 2 mil pessoas para a orla de João Pessoa neste domingo (20). Este ano, a atividade fez uma homenagem ao cantor Gabriel…

Crea alerta para perigo com prédio antigo e inacabado em Campina Grande

No começo dessa semana, o Brasil acompanhou a tragédia com o desabamento do Edifício Andrea em Fortaleza. O caso acendeu uma alerta para os prédios antigos e inacabados. Em Campina…