Categorias: Paraíba

Escola voltada para jovens gays pode ser aberta em JP

PUBLICIDADE

A servidora Márcia Gadelha, do Setor de Cerimonial da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), é a coordenadora do mais novo grupo do ‘Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais’ (LGBT) sediado em João Pessoa: o E-Jampa, que vem com a prerrogativa de buscar a viabilização dos jovens homossexuais ao mercado de trabalho. Ela divulgou que a principal meta do grupo é a criação na cidade de João Pessoa da ‘Escola Jovem LGBT’.

O projeto baseia-se na ‘Escola Jovem LGBT’ de Campinas, no interior de São Paulo. Essa iniciativa pioneira no Brasil oferece formação artística, cênica e gráfica para alunos entre 12 e 29 anos. Os cursos são abertos a gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e heterossexuais.

A proposta da escola é dar espaço à expressão dos jovens, valorizando e difundindo a cultura LGBT. Dessa maneira, pretende contribuir para o combate a homofobia e para promoção ao respeito à diversidade sexual, atualmente sendo dirigida pelo jornalista e educador Deco Ribeiro.

“De acordo com os princípios da Escola, pretende-se mostrar à sociedade que é possível haver diversidade na sexualidade”, tentando combater o preconceito, uma das estratégias da escola é oferecer ferramentas para que os jovens possam se expressar. “Muitas vezes, o jovem homossexual é reprimido pela sociedade machista e homofóbica”. Por esse motivo, o projeto investirá na formação voltada à cultura e à comunicação. E desde março, iniciaram as aulas dos cursos de dança, de criação de fanzine e de WebTV.

Outra estratégia é difundir a produção dos alunos em outras cidades do estado de São Paulo e também do Brasil. Espetáculos de dança, revistas e outros produtos servirão para dar visibilidade à cultura LGBT.

A formação política dos alunos também faz parte do programa da ‘Escola Jovem LGBT’. Não haverá um módulo específico sobre direitos homossexuais, mas o tema está incluso de modo transversal nos cursos. “A pesquisa para um espetáculo de dança pode envolver formação política”, exemplifica o diretor da escola.

Em João Pessoa, Márcia Gadelha lembra que os cursos são abertos a todos. “Não queremos criar guetos, nem um mundo feito por gay, mas um mundo em que todos se respeitem, livre de preconceitos”.

O grupo E-Jampa, parceiro da ‘Organização Nacional E-Jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados’, que atua em diversas cidades brasileiras, tem os seguintes preceitos: dar visibilidade e criar projetos de resgate à cidadania e prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids a adolescentes e jovens gays, lésbicas, bissexuais travestis e transexuais, que são denominados pela organização ‘E-jovens’; promover a digna inserção dos e-jovens nos âmbitos familiares, escolar e de trabalho, fazendo valer o que está escrito na Constituição Federal e no ECA; promover uma maior integração entre esses e-jovens e adolescentes e jovens heterossexuais.

PB Agora

com assessoria da CMJP

 

Últimas notícias

Veneziano cumpre agenda no Sertão com reunião em Paulista e evento festivo em Bom Sucesso

O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…

22 de fevereiro de 2026

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026

Mesmo com derrota para Botafogo, Treze só depende de suas forças para avançar para as semifinais do Paraibano

Ocupando a 4ª colocação do Campeonato Paraibano com 12 pontos, o Treze não faz a…

22 de fevereiro de 2026

Segunda noite de desfile de ala ursas encerra Carnaval Tradição neste domingo

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa terminam na noite deste domingo (22) com…

22 de fevereiro de 2026

Última rodada do Paraibano define quatro clubes classificados para semifinais e sacramenta rebaixamento de dois

A rodada mais emocionante do Campeonato Paraibano 2026 será disputada neste domingo (22), e com…

22 de fevereiro de 2026