Após a morte de milhares de peixes, equipamentos para oxigenar as águas do Açude Velho serão instalados até a próxima segunda-feira (19), em Campina Grande. A informação foi do secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Dorgival Villar.
De acordo com o secretário, ao todo, foram adquiridos oito aeradores, que é o nome dado aos equipamentos que oxigenam a água. Dorgival Villar explicou que esses aparelhos vão ser instalados na superfície das águas na área central do Açude Velho e terão a função de movimentar a água para evitar a desoxigenação, que ocorre quando o líquido permanece parado. Esse, inclusive, foi um dos fatores que contribuíram para a morte de 10 toneladas.
Um estudo também em curso que faz parte deste projeto de requalificação inclui viabilizar a dragagem do reservatório para melhorar a qualidade da água e reduzir o acúmulo de sedimentos. Dentro do projeto também é esperado melhorias nas calçadas, instalação de equipamentos urbanos, ações de acessibilidade e tratamento das águas.
Algumas dessas medidas foram definidas em reunião realizada na quarta-feira (14), entre a Sesuma e a Secretaria de Obras (Secob). A Polícia Civil e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) investigam a aparição de peixes mortos no Açude Velho.
Quase 10 toneladas de peixes mortos foram retirados do Açude Velho, principal cartão-postal de Campina Grande, Agreste da Paraíba, desde o domingo (11). A aparição de peixes mortos no local é um problema frequente, mas neste fim de semana aconteceu em maior escala.
A aparição de peixes mortos no Açude Velho é um problema frequente, decorrente, segundo especialistas, de um processo de junção de fósforo e nitrogênio que sufoca os animais nesta época do ano.
Redação








