As comemorações dos 145 anos de emancipação política de Campina Grande foram encerradas na manhã deste sábado, 31, quando o prefeito Veneziano Vital do Rêgo, o vice-prefeito José Luiz Júnior, o deputado federal Vital Filho, o dirigente estadual da Funasa, Álvaro Neto, o deputado estadual Guilherme Almeida e outras autoridades entregaram o sistema de esgotamento sanitário do Distrito de São José da Mata, comunidade com mais de 15 mil habitantes, mas que não possuía sequer uma residência com rede coletora de esgoto.
O presidente da Funasa, Francisco Danilo Forte, que estava na cidade desde a manhã da sexta-feira, 30, tendo recebido o Título de Cidadão Campinense na Câmara Municipal e iria participar do ato solene deste sábado, teve que retornar a Brasília para tratar das buscas ao avião que caiu no Norte do País com funcionários da Fundação Nacional de Saúde.
Em um palco montado no centro de São José da Mata, diversas autoridades falaram ao público que há mais de 20 anos aguardava pela obra de esgotamento e pela estação de tratamento. Discursaram o ex-vereador Orlandino Farias, antigo e influente líder político da região; o vereador Peron Japiassu; o coordenador estadual da Funasa, Álvaro Neto – que destacou a sensibilidade do Governo Lula em investir nas comunidades mais necessitadas, além do deputado estadual Guilherme Almeida.
Um dos últimos discursos foi do deputado federal Vital Filho, que lamentou a ausência de políticos bem votados no Distrito na destinação de recursos para obras no local: “Eles só se lembram do povo nas vésperas da eleição, compram votos, perseguem pessoas humildes até com ameaça de cortar-lhes aposentadorias, mas a população deste querido Distrito não aceita mais essa humilhação. Por isso, fomos vitoriosos aqui por duas vezes. O bem sempre vence o mal”, finalizou o Parlamentar;
Encerrando a solenidade, o prefeito Veneziano Vital disse da felicidade em continuar investindo em São José da Mata: “e as obras que investimos aqui, com a ajuda do Presidente Lula, obedecem aos mesmos padrões das obras que implantamos em Campina Grande, com a mesma qualidade, pois todos merecem o mesmo tratamento na saúde, na educação e assim por diante”.
Veneziano Vital lamentou que os mesmos políticos bem votados em São José da Mata rejeitaram a criação da Secretaria de Agricultura. Segundo ele, foram perdidos muitos recursos federais e a zona rural saiu perdendo com esse gesto pequeno: “E até um financiamento de R$ 3 milhões para a compra de equipamentos pesados foi negado por vereadores que dizem amar Campina e os Distritos. Mas é preciso que o povo saiba os nomes destas pessoas, para que sejam julgadas no momento oportuno”, acrescentou o prefeito, anunciando o prolongamento da rede de esgoto, para breve, para a localidade de Campo de Angola, além de ter assumido o compromisso de lutar pela construção do cemitério do local.
A entrega do esgotamento sanitário do Distrito de São José da Mata foi encerrada com uma queima de fogos de artifício, além de shows com os artistas Ton Oliveira e a banda Mexe Ville. Presenças ainda do vereador Antônio Pereira e diversos secretários municipais.
Foram investidos no Distrito cerca de R$ 7 milhões, com mais de três mil ligações domiciliares, o que irá representar inúmeros benefícios à população.
Foram feitos outros investimentos no Distrito pelo Governo Veneziano: construção da Escola Padrão, Centro de Saúde, reformas nas Unidades de Saúde, investimentos no São João, na construção de cisternas de placas, na construção de um restaurante popular, nos investimentos nas estradas, no calçamento de ruas e agora com o esgotamento sanitário, acabando de vez com o esgoto a céu aberto, responsável pela doença, principalmente em crianças.
Assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) foi oficialmente designado, nesta segunda-feira (8), pelo presidente da…
Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…
O superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra (PSB), afirmou que não há atrito entre ele…
O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…
A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve definir amanhã, terça-feira (9), o novo calendário acadêmico…