O Departamento de Medição e Combate a Perdas (DMCP) da Energisa iniciou nesta segunda-feira, 24, uma ação de combate às ligações clandestinas ou irregulares de energia no Bairro dos Estados, em João Pessoa. A escolha da região foi baseada em dados técnicos apurados pelo Centro de Inteligência de Combate a Perdas da concessionária que apontam elevado índice de desvio de energia no bairro.
A operação tem a participação de 15 equipes do DMCP acompanhadas da polícia e da perícia e vai verificar suspeita de fraude em cerca de 2300 unidades consumidoras. O ponto de partida das equipes foi na Rua Juiz Ovídio Golveia e o trabalho será desenvolvido até 21/04.
No primeiro dia de operação, foram realizadas 149 inspeções e encontradas 15 irregularidades.
A intenção é combater os desvios de energia que, além dos prejuízos financeiros, podem causar graves acidentes. O furto de energia elétrica representa risco de morte, tanto para os que interferem no sistema elétrico à revelia da distribuidora, quanto para os usuários (consumidores) das unidades nas quais se identifica o furto. Além da cobrança dos valores desviados, os responsáveis pelo desvio de energia respondem a processo por crime contra o patrimônio e podem pegar até 8 anos de prisão.
As ligações irregulares também provocam queda na qualidade do fornecimento de energia elétrica, já que sobrecarregam o sistema elétrico de distribuição.
Nos últimos doze meses, a Energisa calcula que foram desviados em todo o Estado 77 GWh de energia, o que significa uma perda de arrecadação de R$ 6,5 milhões aos cofres públicos.
Assessoria
A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…
A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…
Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…
Um carro capotou na manhã deste domingo (25) após colidir com um poste na avenida…
Um homem de aproximadamente 50 anos foi salvo de um incêndio em sua residência na…