A Paraíba o tempo todo  |

Energisa investe em manutenção preventiva para melhorar fornecimento de energia

Subestação móvel, equipes de manutenção com linha energizada (linha viva) e tecnologia de dados permitem identificar necessidades e realizar obras sem incômodo para clientes

 

 

A Energisa realizou mais de 10 mil manutenções na rede elétrica da Paraíba durante 2020. O foco do serviço é preventivo e envolveu a manutenção e substituição de cerca de 1700 postes, mais de mil equipamentos e 235.000 mil podas de árvores em redes de distribuição. Segundo o gerente de operações, Christiano Ventura, essas atuações contribuíram para melhorar cada vez mais a qualidade do serviço para o paraibano.

 

“Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substitui-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura”, declara Christiano, lembrando que as manutenções também visam adequar a quantidade de energia disponível e a demanda. “Acompanhamos o desenvolvimento populacional, a economia local e o comportamento social da população. Tudo isso interfere no consumo de energia. Precisamos atuar para que a qualidade não caia”, completa.

 

De acordo com Christiano Ventura, tudo é planejado para que o cliente nem perceba a manutenção, mas questões técnicas e de segurança exigem que a rede elétrica seja desligada durante a execução do serviço. Nesses casos, a Energisa informa os clientes com 72 horas de antecedência por meio do site, cartas, avisos em rádios, jornal e carros de som. O intuito é que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada.

 

“Nos avisos são informadas as regiões que receberão a melhoria, hora de início e previsão do horário de finalização do serviço. O desligamento da rede elétrica só é adotado quando realmente necessário. A medida serve para dar segurança ao colaborador em campo durante a atuação e ao cliente”, explica.

 

Caso o cliente queira conferir se sua região está passando por esse processo de melhoria, basta acessar o site www.energisa.com.br e clicar no banner “desligamento programado”. Christiano lembra que a rede elétrica é aérea e pode ser afetada por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, a manutenção se transforma em emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os colaboradores quanto os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”, diz.

 

Obras com rede ligada

 

Novas tecnologias são constantemente desenvolvidas para minimizar o impacto ou até evitar os desligamentos. A Energisa adota, por exemplo, o mega jumper (dispositivo que permite transpor um trecho isolado da rede elétrica), manobras automatizadas/remotas para transferência de carga e manutenção em rede energizada pelas equipes de Linha Viva.

 

Esses profissionais passam por treinamentos diferenciados, como foco em segurança, que os preparam para atuarem com a rede elétrica ligada utilizando equipamentos específicos e capazes de protegê-los. “Eles são especialistas nesse tipo de atuação e com anos de experiência no setor elétrico. Como todos os nossos eletricistas, sabem a importância de seguir cada norma de segurança e da utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, conclui o gerente.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe