Por pbagora.com.br

Desempenho nas provas será calculado e pontuação final valerá para ingressar na faculdade

 

O Enem Seriado, nova modalidade de avaliação para acesso ao ensino superior, deverá começar em 2021, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em maio deste ano o Inep anunciou o Enem Seriado, mas somente ontem (15), durante coletiva, deu mais detalhes sobre a avaliação. 

O exame será aplicado em cada série do ensino médio e o rendimento do aluno em cada prova será somado para que ele possa conseguir uma vaga no ensino superior quando concluir o ensino médio. Durante coletiva, o Inep afirmou, ainda, que o Enem tradicional não deixará de existir por causa do Enem Seriado.

Segundo informou o Inep, responsável pela aplicação das provas, o estudante poderá concorrer por meio do Enem Seriado com base nas suas pontuações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que é uma prova já existente, mas que ocorre a cada dois anos e é voltada apenas para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio. 

Para que a nova modalidade do Enem exista, o Saeb será totalmente reformulado. Assim, com a implementação do Enem Seriado, o Saeb passará a ser uma avaliação anual para estudantes de todas as etapas escolares. Além disso, irá contar com boletins individuais de desempenho. 

No último ano do ensino médio, o desempenho dos três últimos anos (1º, 2º e 3º) será calculado e, com a pontuação final, será possível pleitear vagas em faculdades pelos seguintes meios: Programa Universidade para Todos (Prouni); Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – ainda será avaliada essa possibilidade e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Acidente de trânsito com morte gera indenização de R$ 100 mil por dano moral

O juiz Fernando Brasilino Leite, da 2ª Vara Regional de Mangabeira, condenou um motorista a pagar uma indenização no valor de R$ 100 mil, a título de danos morais, decorrente…

Confira as linhas de ônibus que ganham reforço a partir hoje na capital

Começa nesta terça-feira (22), um reforço, em seis linhas de ônibus serão reforçadas com mais veículos nas ruas de João Pessoa. Os itinerários das linhas 301, 302, 517, 1500 e…