Categorias: Paraíba

Encontro Regional é encerrado com a apresentação da nova Resolução do Inquérito Civil

O encerramento do Encontro Regional de João Pessoa para a apresentação dos projetos que integram o planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba (MPPB), nesta sexta-feira (28), no Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira, no edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), ocorreu por volta das 15h, com a apresentação do promotor de Justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto, corregedor-auxiliar da instituição, da nova Resolução do Inquérito Civil (Processos Extrajudiciais), aprovada recentemente pelo Colégio de Procuradores do MPPB, sob o número 04/2013.

 

Antes do promotor Antônio Hortêncio, outros oito projetos do planejamento estratégico haviam sido apresentados para que ficassem à disposição dos demais promotores para adesão. Um deles foi o projeto ‘Nome Legal’, coordenado pela promotora de Justiça Paula da Silva Camillo Amorim. Em seguida foi a vez do promotor Alley Borges Escorel que explanou o projeto ‘Rede Ativa’, que vai lidar suscitar a articulação e integração da Rede de Atendimento às Crianças e Adolescentes, combatendo a violência física, psicológica e sexual, além da negligência.

 

O promotor de Justiça José Raldeck de Oliveira falou como coordenador do projeto ‘Transparência Pública’, que visa a implantação nos municípios paraibanos o Portal da Transparência, com os atos e ações das administrações públicas, principalmente no que diz respeito à execução orçamentária e financeira. Em seguida, o promotor de Justiça Herbert Vitório Serafim de Carvalho tratou do projeto das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), que já está sendo coordenada pelo promotor Bertrand Asfora.

O projeto ‘Sob Controle’ busca realizar inspeções em todas as delegacias do estado da Paraíba pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap). Ele é coordenado pelo promotor de Justiça Romualdo Tadeu de Araújo Dias. Já o projeto ‘Em Mulher Não se Bate’, a ser coordenado pelo promotor Sócrates da Costa Agra, foi apresentado pela promotora de Justiça Rosane Maria de Oliveira. O objetivo é capacitar os membros do MPPB no combate à violência doméstica contra a mulher.

 

A promotora de Justiça Rosa Cistina de Carvalho vai coordenar o projeto ‘Pena Justa e Digna’, que pretende que todos os apenados cumpram exatamente as penas que lhes foram impostas, com a atenção aos direitos que lhes foram obrigados. Por fim, o promotor Ranieri Dantas falou em nome da promotora de Justiça Adriana Amorim de Lacerda, que irá coordenar o projeto ‘Mais Saúde’, que irá fomentar o debate na área dos medicamentos, para tentar impedir a falta deles nos municípios.

Depois deste primeiro encontro regional em João Pessoa, os outros dois encontros programados acontecem nos dias 3 de julho, em Patos (Auditório da FIP), e 5 de julho, em Campina Grande (no Auditório do MPPB).

 

 

MPPB

Últimas notícias

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026