Categorias: Paraíba

Empresários de CG conhecerão potencial econômico do Complexo Aluízio Campos

O prefeito Romero Rodrigues e os secretários municipais de Obras (André Agra) e de Desenvolvimento Econômico (Luiz Alberto Leite) estarão reunidos com empresários de Campina Grande e região nesta quinta-feira, 18, para uma nova apresentação do potencial econômico e logístico do Complexo Multimodal Aluízio Campos. O encontro acontecerá às 19h, na Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, e faz parte do ciclo de palestras sobre o Aluízio Campos.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, aproximadamente 170 empresas já apresentaram suas cartas de intenções à Prefeitura Municipal, demonstrando o interesse em instalar-se naquela área de 800 hectares que proporcionará a reunião, em um mesmo local, de empreendimentos dos setores do comércio, indústria, logística, ciência e tecnologia.

Um dos fatores que atrai a atenção dos investidores tem sido a localização geográfica da área. Localizado no bairro do Ligeiro, o Complexo Multimodal Aluízio Campos está próximo de equipamentos que interessam aos investidores que necessitam de infraestrutura para o transporte de suas mercadorias. O Aluízio Campos está próximo ao aeroporto Presidente João Suassuna, Terminal Rodoviário, ferrovia e das BR’s 104 e 230. Outra vantagem é a proximidade aos portos localizados na Paraíba (Cabedelo – 130 quilômetros) e de Pernambuco (260 quilômetros de Suape), além de outros importantes estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará).

O investimento da atual administração, tanto na infraestrutura da área quanto na captação de empresários do município e de outros estados, tem sido outro fator importante na atração do empresariado.

Segundo Carlos Pimentel, um dos diretores da Ibrava, especializada na fabricação de carrocerias para micro-ônibus urbanos e ônibus convencionais, a partir de agora a montadora poderá atender a demanda do Nordeste oferecendo veículos com preços mais acessíveis. A empresa será a primeira instalada no Aluízio Campos. Segundo Pimentel, com a instalação em Campina Grande haverá economia no frete desses veículos, visto que antes a fabricação ficava restrita apenas à cidade sede da empresa, localizada no Rio Grande do Sul.

A Ibrava terá um parque industrial com 25 mil metros de área construída e deverá gerar cerca de mil empregos. O investimento inicial é da ordem de R$ 50 milhões e os primeiros ônibus deverão ser produzidos até o final de dezembro do próximo ano. Já empresários de Campina Grande e de municípios próximos destacam o empenho do prefeito Romero Rodrigues pelo investimento em uma área que beneficiará, igualmente, empresas da região e de outros estados brasileiros.

O terreno do Aluízio Campos foi adquirido no ano passado, pela atual administração, com a meta de atrair novos investidores. Outro objetivo do prefeito Romero Rodrigues é reduzir a dependência do município dos recursos e investimentos do poder público. A proposta é investir no dinamismo e na vocação empreendedora da cidade. Para se ter uma ideia, dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico mostram que os setores do comércio e de serviços representam cerca de 40% das receitas da Paraíba, enquanto a indústria 22%, ou seja, 66% dessa receita é assumida pela iniciativa privada.

O Aluízio Campos receberá ainda uma Tecnópolis (voltada ao desenvolvimento de produtos e serviços nas áreas da ciência, tecnologia e informação) e um conjunto habitacional com 4,1 mil unidades (maior contratação do programa “Minha Casa, Minha Vida” de 2014 e a quarta maior do Brasil referente ao montante de recursos para o setor habitacional).



Codecom/CG

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026