Categorias: Paraíba

Empreender-PB e Cooperar vão investir no setor mineral

PUBLICIDADE

Mineradores de cinco cooperativas do Seridó paraibano participaram de uma reunião na manhã desta quarta-feira (23) com os gestores dos programas Empreender Paraíba e Cooperar, além do coordenador do Programa de Desenvolvimento da Mineração Paraibana (Promin). O objetivo do encontro, que aconteceu no município de Várzea, é discutir as demandas do setor e assegurar a captação de recursos para melhorar a produtividade e agregar valor aos bens minerais produzidos na região. Aproximadamente oito mil famílias de mineradores poderão se beneficiar com as parcerias a serem firmadas pelo Empreender-PB e o Cooperar.

 

O encontro será realizado no âmbito do Promin, que é um programa do Governo Estadual implementado pela Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), a qual também está vinculado o Empreender-PB. O secretário da Setde, Renato Feliciano, destacou que a iniciativa, realizada em parceria entre a Secretaria, o Empreender-PB e o Cooperar, vai desencadear ações que darão um novo rumo à mineração paraibana.

 

“Estamos trabalhando em conjunto por determinação do governador Ricardo Coutinho, visando melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do setor mineral, que é o principal canal de desenvolvimento da região do Seridó paraibano. Com o apoio do Empreender, que vai oferecer crédito para o setor, e do Cooperar, vamos começar a desenvolver efetivamente a mineração paraibana”, declarou Renato Feliciano.

 

Conforme o secretário executivo do Empreender-PB, Tárcio Pessoa, neste primeiro encontro foram identificadas as necessidades do setor mineral e a partir desta análise é que o programa vai criar linhas de crédito específicas para a mineração. “Vamos tomar ciência do que o setor está produzindo e de como são as suas lógicas de operação para, a partir destas informações, identificar suas demandas e adotar medidas que contribuam para o fortalecimento destes arranjos produtivos”, declarou Tárcio Pessoa.

 

Um marco para a mineração paraibana – Também parceiro do Promin, o projeto Cooperar é vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Para o presidente do Cooperar, Roberto Vital, este encontro com os mineradores representa um marco para o projeto, que existe há mais de 20 anos, mas nunca teve ações voltadas para o setor. “O Cooperar está sendo convocado para atuar no setor mineral pela primeira vez e, para que não seja uma ação isolada, nós vamos discutir com os demais parceiros a construção de uma matriz interinstitucional para o desenvolvimento do setor”, afirmou.

 

Participaram do encontro representantes das seguintes cooperativas e municípios: CoopVarzea (Várzea), CooperJunco (Junco do Seridó), Coomipel (Pedra Lavrada), Coogarimpo (Nova Palmeira) e Coopermineral (Frei Martinho). Também participarão dirigentes da CooperPicuí, que está em processo de formalização.

 

“Há mais de cinco décadas, o pequeno minerador da Paraíba tem extraído esses recursos minerais sem o apoio de uma política pública efetiva do Governo Estadual. Esse momento é um divisor de águas para o setor”, afirmou o coordenador do Promin, o engenheiro de Minas Marcelo Sampaio Falcão.

 

As ações do Programa estão concentradas em 17 municípios da mesorregião do Seridó paraibano, onde aproximadamente oito mil famílias estão envolvidas na extração, beneficiamento e comercialização de minérios.
 

Secom PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lei Magnitsky exige prudência antes da aplicação!

Criada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2012 e sancionada no mesmo ano pelo então…

13 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para tendas familiares no Réveillon da orla

A Prefeitura de João Pessoa iniciou o período de inscrições para famílias interessadas em instalar…

13 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de baixa umidade para 124 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar,…

13 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

13 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

13 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

13 de dezembro de 2025