A Paraíba o tempo todo  |

Empreendedores do Centro Comercial do Varadouro recebem capacitação

Comerciantes que trabalham no Centro de Comércio e Serviços do Varadouro participaram de uma capacitação que integra a programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A iniciativa foi promovida nesta terça (11) pelo Sebrae,  em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria do Trabalho, Produção e Renda (Setrab) e da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa (ALPB).

O evento proporcionou aos permissionários do espaço a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o registro profissional de microempreendedor individual (MEI), bem como as vantagens dessa formalização para os trabalhadores e crescimento de seus respectivos negócios. Presidiram a mesa de abertura do encontro o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro e o secretário executivo Ubaldo Pequeno, o presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo, o deputado Eduardo Carneiro, o secretário executivo de Trabalho Produção e Renda, João Bosco e o gerente comercial do Sebrae PB, Franco Fred.

Para o presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo, o deputado Eduardo Carneiro, essa parceria entre a Prefeitura, o Sebrae e a Assembleia potencializa o apoio ao crescimento econômico da Capital, bem como reforça o suporte à categoria que foi diretamente atingida pela pandemia. “Concordamos com a visão que o prefeito Cícero Lucena tem de socorrer esses comerciantes diante de um momento atípico que vivemos no mundo. Nós, da Frente Parlamentar, ficamos muito felizes com essa união de poderes, Executivo e Legislativo, fazendo a diferença para a população da nossa cidade. Será o primeiro de muitos eventos que realizaremos em parceria para trazer orientação para essas pessoas, de maneira itinerante e democrática”, reforçou o deputado.

“A gente iniciou um novo ciclo esse ano, com o Sebrae e a Prefeitura, e hoje iniciamos esse caminho com a Sedurb e a Setrab para capacitação dos trabalhadores dos mercados e shoppings populares, que tanto contribuem com a nossa economia. É de extrema importância levar conhecimento para a categoria e essa parceria vai proporcionar um grande avanço para esses segmentos econômicos. Onde tem empreendedor, tem desenvolvimento e queremos caminhar junto de vocês para auxiliá-los no desenvolvimento de seus negócios. Não é apenas formalizar, queremos ajudá-los a gerenciar esses empreendimentos”, reforçou Franco Fred, gerente comercial do Sebrae.

A Setrab elogiou o esforço coletivo da Prefeitura para potencializar as atividades econômicas na cidade. “Traremos novos acontecimentos para a cidade, em parceria com a Sedurb, nos mercados, nos shoppings, nas feiras, nas praças. Temos programas importantes para a população e vamos levar esse conhecimento trabalhando em conjunto com as demais Secretarias. A Prefeitura estará diuturnamente dando oportunidade para pessoas que querem empreender”, reforçou o secretário executivo.

O secretário da Sedurb, Fábio Carneiro, lembrou o trabalho que vem sendo realizado pela pasta junto a esses profissionais para mudar a realidade da categoria. “Temos a visão de que o empreendedorismo é muito importante para a nossa economia. Esses permissionários representam muito para nossa cidade e foram diretamente afetados pelos impactos da pandemia. Desde o início do ano temos atuado com nossas equipes nos shoppings populares e mercados, fazendo não só um trabalho de recadastramento e ordenamento, mas também de cunho social. Ouvindo a categoria e trabalhando para melhorar o convívio dela nesses espaços”, reforçou.

Os permissionários do local ficaram felizes com a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o MEI. Arnaldo Coelho é comerciante no antigo do espaço e agradeceu o trato diferente com os trabalhadores. “Estamos agradecidos por essa oportunidade de discutir a melhoria desse shopping. Sofremos muito antigamente sem esse contato, era muito distante a conversa, para resolver nossos problemas, mas estamos percebendo que agora vai ser diferente e agradecemos por isso”, destacou.

Expansão – A capacitação também vai ocorrer em outros shoppings populares e também nos mercados públicos. Por meio de parceria com a Casa do Empreendedor, vinculada a Setrab, a Sedurb elaborou um cronograma para contemplar todos esses locais. A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) deverá ser o próximo espaço.

“Essa capacitação proporciona a essas pessoas o conhecimento sobre a formalização do MEI. E é bacana porque muito têm interesse em saber mais, a gente consegue ajudar essas pessoas com essas orientações, que muitas vezes por falta de tempo eles não teriam como buscar. Vamos expandir esse calendário para os demais espaços, a Cecaf deverá ser o próximo, mas lá já faremos algo voltado mais pro marketing digital, pelo perfil dos trabalhadores. Isso que é bacana, conforme cada local, com essa sintonia entre as Secretarias, a gente consegue elaborar um projeto específico de qualificação”, reforçou Manuela Lyra de Albuquerque, coordenadora da Casa do Empreendedor

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe