Emplacamento de veículos passará a ser feito por empresas credenciadas, diz Detran-PB; saiba quais

Em cumprimento à determinação federal, por meio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir desta segunda-feira (dia 9), o usuário que necessitar de serviço de emplacamento junto ao Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) deverá se dirigir a uma das empresas credenciadas pelo órgão para realizar o serviço de estampagem e instalação de placas.

A relação das 27 empresas credenciadas pode ser conferida no site do Detran (https://detran.pb.gov.br/veiculos/empresas_estampagem), com os seus respectivos endereços. Assim, o usuário tem a opção de procurar o serviço na empresa que achar mais conveniente, levando em consideração distância, tempo e resposta. O pagamento pelo serviço não será mais via boleto do Detran, mas sim diretamente à estampadora, como o usuário preferir, de acordo com as formas disponíveis pela empresa (cartão de crédito/débito, dinheiro em espécie ou Pix).

A diretora de Operações do Detran-PB, Roberta Neiva, explicou que “uma resolução federal determina que esse serviço seja feito dessa maneira. Então o Detran da Paraíba está dando cumprimento à legislação federal”. Ela esclareceu ainda que não haverá alteração no valor do serviço de placas. “Continua sendo o mesmo valor que o usuário pagava junto ao Detran. Não pode ser cobrado nenhum valor a mais ou a menos. E esse valor está disponível no site”.

Nas cidades paraibanas onde ainda não existem empresas credenciadas o usuário precisa procurar o município mais próximo. Mas o processo de credenciamento está aberto, aguardando a procura dessas estampadoras para viabilizar esse procedimento, a exemplo do que ocorre há anos com os serviços de vistoria. “Então, o serviço foi deslocado do âmbito do Detran para as empresas credenciadas, não por escolha do Detran, mas por determinação de Resolução Federal. Nós não podemos descumprir a Resolução Federal, que determina o credenciamento do serviço”, enfatizou.

“Várias empresas já estão credenciadas. O usuário tem que ficar atento à prestação do serviço, ao valor cobrado e, se esse serviço não tiver sido executado da forma correta, ele tem que procurar a Ouvidoria ou a Corregedoria do Detran, para fazer uma denúncia de que o serviço não foi prestado a contento”, alertou a diretora Roberta Neiva.

 

Secom-PB

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026