Emlur faz rodas de conversa para debater prevenção ao suicídio e cuidado com a saúde mental

PUBLICIDADE

Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou, nesta terça-feira (10), atividades da campanha Setembro Amarelo. A equipe de Psicologia da Emlur realizou rodas de conversa com os servidores para debater o tema e chamar a atenção para o cuidado com a saúde mental e o desenvolvimento da sensibilidade para ajudar quem demonstra comportamento de sofrimento psíquico.

A coordenadora do setor de Psicologia, Adriana Guedes, reforçou a importância da empatia, em casa e no ambiente de trabalho, para ajudar quem precisa de apoio. “Muitas pessoas têm vergonha de pedir ajuda, mas a falta de tratamento agrava a situação, podendo levar as pessoas a desistir das atividades do cotidiano e das prazerosas, gerando até mesmo ideação suicida”, apontou.

A equipe da Divisão de Arte e Cultura (Diac) montou um mural alusivo à campanha e instalou plaquinhas por todo o prédio com frases motivacionais, a exemplo de: “viva a vida”, “você não está só” e “você tem muito valor”. O grupo musical da Emlur, Baticumlata, mudou seu repertório para entoar temas sobre a valorização da vida. Já o grupo de teatro, Arte do Riso, preparou um esquete especial para a campanha.

A servidora Mônica Amorim destacou a importância de a Emlur abordar o tema. Segundo ela, um grande problema é o estigma sobre quem sofre de depressão e chega a tentar o suicídio. “Quem comete esse ato, nem imagina a dor que vai causar aos seus entes amados. Com o suicídio, não vai apenas uma vida, vai também a dos familiares. Por isso, é importante estar bem informado e falar sobre o tema”, comenta.

Outra colaboradora, Josenilda Alves, destacou a necessidade de não criticar quem está em sofrimento emocional. “Só quem passa por uma depressão sabe como é o problema, algo que também impacta os familiares. É preciso ter em mente de que todos somos importantes, independentemente de raça, religião ou situação financeira”.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, ressaltou o cuidado constante com a saúde mental dos servidores. “Temos um olhar humanizado sobre nossos colaboradores. Disponibilizamos um atendimento permanente de psicologia para os servidores e seus parentes de primeiro grau. Nosso objetivo é evitar que aconteçam situações extremas”, pontuou.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Incêndio em carga de cana-de-açúcar mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-101

Um incêndio em uma carga de cana-de-açúcar foi registrado na noite desta quinta-feira (18) na…

19 de dezembro de 2025

Balsa entre Cabedelo e Lucena quebra novamente e revolta trabalhadores

A balsa que realiza a travessia entre Cabedelo e Lucena, na Região Metropolitana de João…

19 de dezembro de 2025

PB promulga lei que reajusta salários de servidores da segurança e agentes de trânsito

O Governo da Paraíba promulgou nesta sexta-feira (19) a Lei nº 14.188, que altera parcelas…

19 de dezembro de 2025

Mais dois suspeitos de ataque a tiros na Praia de Ponta de Campina são presos

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta sexta-feira (19), dois homens suspeitos de…

19 de dezembro de 2025

Em meio à articulação do Republicanos, Wilson Filho se lança como opção à presidência da ALPB: “Me preparei para isso”

O deputado estadual e atual secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho (Republicanos), revelou na…

19 de dezembro de 2025

Após 190 reclamações, Procon de Campina Grande dá 48 horas para bancos Pan e BMG se adequarem

O Procon de Campina Grande instaurou, nesta quinta-feira, 18, um processo administrativo contra os bancos…

19 de dezembro de 2025