Categorias: Paraíba

Emlur amplia coleta seletiva em 2013 para atender toda JP; coleta é feita em 22 bairros

PUBLICIDADE

 A Emlur (Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana) pode ampliar a Coleta Seletiva para atender todo o município de João Pessoa em 2013. Atualmente a coleta é realizada em 22 bairros da Capital.

Os bairros são atendidos por cinco núcleos, sendo que três são menores e mais antigos (Bairro dos Estados, Bessa e Castelo Branco). Os outros dois, mais novos (Bancários e Mangabeira) são maiores e tem capacidade de receber mais resíduos.

Segundo o coordenador do Departamento de Coleta Seletiva da Emlur, Edilberto Fernando Pereira, a ampliação da coleta será feita através da modernização dos três núcleos mais antigos e da construção de três novos núcleos: Valentina, Cristo e Mandacaru. O primeiro desses três deve ter suas obras iniciadas ainda no primeiro semestre de 2012. “O terreno está ok, só falta o licenciamento”, colocou.

Além dos novos núcleos, caminhões farão a coleta nos bairros mais afastados, tais como Cruz das Armas, Alto do Mateus e Bairro das Indústrias. Dessa forma, todos os 60 bairros da cidade serão atendidos pela coleta seletiva. Esse é um projeto da Emlur que aguarda aprovação, que pode sair ainda esse ano ou em 2013.

Atualmente, cerca de 250 toneladas de lixo são reciclados e voltam a ser comercializados, cada núcleo é responsável por cerca de 30t desse total, sendo que os núcleos dos Bancários e do Castelo Branco são os que mais arrecadam. Pereira ressalta que esses números referem-se apenas ao total de lixo recolhido pelos associados. “O material recolhido pelos catadores individuais não entre nessa conta”, declarou.

Os catadores associados, através do Acordo Verde e da Astramare (Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis) conseguem uma renda mensal de aproximadamente R$ 500. “Esse valor não inclui os ganhos de objetos reutilizáveis, como por exemplo, um ventilador ou uma geladeira. Além disso, fornecemos equipamento e fardamento para o trabalho”, explica.

O lixo recolhido pelo caminhão é levado até o Aterro Sanitário, à 15 km de João Pessoa. Onde passa por uma triagem realizada por mais de 100 funcionários. Uma parte do material é reaproveitado.

O coordenador da Coleta ainda faz um apelo à população e pede a participação de todos. “A coleta é uma questão de saúde pública”. O cadastro pode ser feito através dos telefones 3214-7637 ou o 08000-83-2425.

 

Paraiba.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para mais de 100 municípios paraibanos

Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…

27 de dezembro de 2025

Polícia Federal prende Filipe Martins, mais um dos condenados pela trama golpista

A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…

27 de dezembro de 2025

Queiroga e Efraim confirmam nome de Walber Virgolino para disputar Prefeitura de Cabedelo

O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…

27 de dezembro de 2025

Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…

27 de dezembro de 2025

Campinense anuncia contratação do zagueiro Matheus Camargo para temporada 2026

A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…

27 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

27 de dezembro de 2025